Objetivos
Contagem;
comparação de quantidades;
resolução de problemas.
Idade recomendada
5 anos
Material
Canudinhos de
plástico de diversas cores (podem ser cortados ao meio, para economizar
material) e giz de cera das mesmas cores dos canudos.
Jogadores
Grupos de 5 crianças
Como funciona
Cada aluno
receberá dez canudinhos com cores misturadas aleatoriamente. Primeiro, o
professor vai incentivar a contagem verbal, pedindo que cada um se
certifique de que possui realmente dez canudos. Feito isso, o professor
sorteia um giz de cera. Cada aluno vai então contar quantos canudinhos
possui daquela mesma cor, devendo o grupo somar o total de seus canudos
com cor idêntica ao do giz sorteado. Ganha o grupo que tiver a maior
quantidade de canudinhos daquela cor.
Para ajudar a
fixação das cores, pode-se usar canudinhos e giz em tons próximos como,
por exemplo, amarelo e alaranjado. As crianças devem fazer a
classificação correta e, se houver dúvida, o professor pode levantar a
discussão nos grupos.
Para
incentivara sociabilização, o professor pode pedir às crianças que
coloquem os canudinhos da cor selecionada no meio da roda, junto com os
dos colegas do grupo, trabalhando o sentimento de posse que as crianças
demonstram fortemente nesta fase.
A etapa
seguinte do jogo consiste na retomada, pelas crianças, dos canudinhos
que haviam colocado no centro do círculo. Mais uma vez, manifesta-se o
individualismo e o sentimento de posse. As crianças brigam para pegar o
maior número possível de canudos e muitas vezes solicitam a intervenção
do professor. Deve-se usar a matemática como mediadora, estimulando-se a
contagem até que todos constatem que têm cada um dez canudinhos. Se um
aluno juntar mais de dez, deve-se questioná-lo sobre o que fazer.
O jogo termina
dando vez ao grupo que ainda não venceu. O próprio grupo escolhe o giz
de cera, dando-lhe a oportunidade de pegar a cor cujos canudinhos possui
em maior quantidade. Pode-se na sequência estimular as crianças a
desenharem com o giz de cera que ganharam no jogo. Em caso de escassez
de material, o professor recolhe os gizes e os canudinhos para uma
próxima rodada da brincadeira.
*Fonte: www.mathema.com.br
Objetivos
Contagem;
comparação de quantidades;
resolução de problemas.
Idade recomendada
5 anos
Material
Canudinhos de
plástico de diversas cores (podem ser cortados ao meio, para economizar
material) e giz de cera das mesmas cores dos canudos.
Jogadores
Grupos de 5 crianças
Como funciona
Cada aluno
receberá dez canudinhos com cores misturadas aleatoriamente. Primeiro, o
professor vai incentivar a contagem verbal, pedindo que cada um se
certifique de que possui realmente dez canudos. Feito isso, o professor
sorteia um giz de cera. Cada aluno vai então contar quantos canudinhos
possui daquela mesma cor, devendo o grupo somar o total de seus canudos
com cor idêntica ao do giz sorteado. Ganha o grupo que tiver a maior
quantidade de canudinhos daquela cor.
Para ajudar a
fixação das cores, pode-se usar canudinhos e giz em tons próximos como,
por exemplo, amarelo e alaranjado. As crianças devem fazer a
classificação correta e, se houver dúvida, o professor pode levantar a
discussão nos grupos.
Para
incentivara sociabilização, o professor pode pedir às crianças que
coloquem os canudinhos da cor selecionada no meio da roda, junto com os
dos colegas do grupo, trabalhando o sentimento de posse que as crianças
demonstram fortemente nesta fase.
A etapa
seguinte do jogo consiste na retomada, pelas crianças, dos canudinhos
que haviam colocado no centro do círculo. Mais uma vez, manifesta-se o
individualismo e o sentimento de posse. As crianças brigam para pegar o
maior número possível de canudos e muitas vezes solicitam a intervenção
do professor. Deve-se usar a matemática como mediadora, estimulando-se a
contagem até que todos constatem que têm cada um dez canudinhos. Se um
aluno juntar mais de dez, deve-se questioná-lo sobre o que fazer.
O jogo termina
dando vez ao grupo que ainda não venceu. O próprio grupo escolhe o giz
de cera, dando-lhe a oportunidade de pegar a cor cujos canudinhos possui
em maior quantidade. Pode-se na sequência estimular as crianças a
desenharem com o giz de cera que ganharam no jogo. Em caso de escassez
de material, o professor recolhe os gizes e os canudinhos para uma
próxima rodada da brincadeira.
*Fonte: www.mathema.com.br
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