O LÚDICO E O USO DAS TECNOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM AMBIENTE ESCOLAR COM FOCO NA BNCC.

 

O LÚDICO E O USO DAS TECNOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM AMBIENTE ESCOLAR COM FOCO NA BNCC.

Simone Helen Drumond Ischkanian¹

Antônio Hitallo Regis Gonçalves Lima Paiva2

Maria Deusina Barros de Sousa3

Diogo Rafael da Silva4

Sandro Garabed Ischkanian5

 

Ensinar competências implica utilizar formas de ensino consistentes para responder a situações, conflitos e problemas relacionados à vida real (ZABALA E ARNAU, 1999). O lúdico e o uso das tecnologias ativas no desenvolvimento infantil em ambiente escolar com foco na BNCC - surge como uma abordagem vivencial a ser trabalhada de forma intencional, bem planejada e organizada de forma coesa pelo professor, já que o lúdico e o uso das tecnologias ativas são fatores intercessores de aprendizagens significativas na Educação Infantil.  A revolução digital mexeu com vários segmentos do contexto educacional, do entretenimento, da comunicação, do lazer e principalmente do consumo. A escola do futuro deve fazer uso das tecnologias ativas no desenvolvimento infantil, afinal essas ferramentas têm se mostrado uma grande aliada quando se trata de educação.

É inegável que nossas crianças já estão nascendo imersas em um universo digital. Nesse sentido, Maria Deusina Barros de Sousa (2022), destaca que “o uso da tecnologia na educação infantil deve ser um aliado para despertar a curiosidade, estimular o desenvolvimento motor e ampliar a linguagem infantil”. Esse ensino não aflora no contexto infantil, quando colocando uma habilidade na frente dos conteúdos disciplinares que permeiam a BNCC da Educação Infantil.  Seu uso deve ser intencional e planejado, e o seu foco deve ser sempre a melhoria da qualidade do aprendizado. 

 

O professor Antônio Hitallo Regis Gonçalves Lima Paiva (2022), destaca a Educação Infantil “é considerada a fase mais importante do desenvolvimento e no aprendizado da criança, por isso é necessário dar total atenção as etapas escolares que permeiam a vida infantil. As crianças nessa idade têm sido conhecidos por serem a geração de nativos digitais. 

 

A tecnologia faz parte da vida das crianças desde muito cedo. Mesmo antes de saberem ler ou escrever, elas já têm domínio sobre muitas tecnologias. O segundo Diogo Rafael da Silvaas habilidades e competências com foco nas tecnologias são fatores essenciais para a escola do hoje e do futuro e não incentivar o seu uso nas escolas é negar sua presença na vida das crianças, é um grande erro”.

Na visão sócio histórica de Vygotsky (1989), as atividades lúdicas são atividades específicas da infância, nas quais a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos. Essa é uma atividade social, com contexto cultural e histórico. É uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, bem como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos de um mundo globalmente tecnológico.

 

O lúdico e o uso das tecnologias ativas no desenvolvimento infantil em ambiente escolar com foco na BNCC – evidencia que seu uso no processo de ensino e aprendizagem tem o objetivo de atuar como parceiro na educação, deixando-a mais moderna, tornando os materiais didáticos mais atraentes para os as crianças e estimula uma aprendizagem globalizante.

 

As tecnologias lúdicas devem fazer parte do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola e ser orientado de forma a estar apropriado à idade da criança e ao seu desenvolvimento. Além disso, deve-se levar em consideração seu contexto cultural e social. Para Sandro Garabed Ischkanian (2022) no planejamento educacional para Educação Infantil “as tecnologias ativas com foco no lúdico, devem ocorrer de modo positivo, seguro, responsável e inclusivo. contextos essenciais para ter um bom resultado na amplitude que permeia a aprendizagem infantil”.

 

Os educadores devem estar abertos a novas experiências, afinal as escolas têm a responsabilidade de proporcionar a capacitação necessária, pois é papel do professor ensinar a criança que a tecnologia é uma ferramenta para auxiliar seu aprendizado. Em unanimidade os autores deste artigo aconselham que o uso das ferramentas tecnológicas, sejam inseridas somente após os dois anos de idade, de forma gradual e planejada, pois antes disso o uso de qualquer tipo de “tela” pode ser prejudicial para as crianças.  

 

O conceito de competência indica que as aprendizagens devem se realizar de modo funcional e significativo, atribuindo sentido ao que se aprende, ou seja, implica sempre uma aprendizagem para agir. Portanto, ao inserir a tecnologia na Educação Infantil, é possível identificar diversas vantagens.  

 Para a aprendizagem da criança, para cada atividade lúdica experenciada, a criança traz consigo a possibilidade de explorar, participar do meio social ali estabelecido e de si mesmo, buscando resolver conflitos levantados e colocando suas experiências em práticas criativas.

Aspectos positivos do lúdico e o uso das tecnologias ativas no desenvolvimento infantil em ambiente escolar com foco na BNCC.

 

 

 

A literatura infantil digital

e

audiolivros na

Educação Infantil.

A literatura infantil digital é riquíssima, além dos quadrinhos que são um formato ótimo para ilustrar situações do cotidiano com as crianças. Dessa forma, os professores conseguem chamar a atenção dos pequenos devido ao formato digital ser atrativo, estimulando conversas e trocas sobre as histórias dentro e fora da sala de aula. Os audiolivros são outro recurso valioso de tecnologia na educação infantil, pois coloca as crianças em contato com narrativas, estimulando a audição e a atenção à fala.

 (LIMA PAIVA, 2022)

 

 

A gamificação

na

 Educação Infantil.

A gamificação é considerada uma tecnologia de grande valia para a educação infantil, os joguinhos entram fácil no cotidiano das crianças e o desafio é algo capaz de chamar sua atenção para o desenvolvimento de novas habilidades. Quando inserido no contexto de ensino, as crianças tendem a ter mais atenção e a aprender melhor os conceitos, pois a experiência do game fica na memória lúdica. Esse estímulo da A gamificação ajuda a criar independência, habilidades motoras e raciocínio lógico na Educação Infantil. (BARROS DE SOUSA, 2022)

 

 

Estimular o aprendizado sons e ritmo na educação infantil.

 

Outro uso da tecnologia na educação infantil é apresentar sons e ritmos variados para as crianças que se interessam em explorar tudo que não conhecem.

Através de áudios, os alunos podem aprender os sons da natureza e da cidade. Essas atividades ajudam a mostrar como é a vida em diferentes lugares, além de ensinarem sobre os sons das palavras e sua forma escrita.

Outra aplicação interessante é no ensino de outras culturas que são transmitidas pelos sons, criando a identidade cultural dos povos.

O ensino desses conceitos pode vir através de vídeos, recursos de realidade virtual ou realidade aumentada como tours virtuais, documentários, etc. (RAFAEL DA SILVA, 2022)

 

Ensinar

conceitos fundamentais

da

Educação Infantil.

 

Os recursos musicais e visuais ajudam as crianças da Educação Infantil a fixarem conceitos fundamentais como o alfabeto, os números, as cores, as contas matemáticas, e muitos outros conteúdos do universo infantil. Ao ver e ouvir a canção, as crianças são estimuladas a interagir com as telas utilizadas, tendo um processo de aprendizagem mais rico. O ensino de uma segunda língua na idade infantil também pode ser apoiado pela tecnologia, ajudando as crianças a assimilarem os sons, palavras e sotaques de pessoas nativas de outras línguas em vídeos, historinhas interativas, animações, etc. (ISCHKANIAN, 2022)

Tabela 1 – Estímulos positivos das tecnologias na Educação Infantil

Fonte: Autores (2002)

 

2.   DESENVOLVIMENTO

 

O lúdico e o uso das tecnologias ativas no desenvolvimento infantil em ambiente escolar com foco na BNCC - interagir e brincar com as tecnologias estão coesamente contextualizadas nas Competências Gerais da BNCC para todos os segmentos. Os eixos estruturais, interagir e brincar, são importantes para que a criança consolide sua aprendizagem. É a partir da brincadeira e da interação com as tecnologias que ela desenvolve, etapas importantes de sua vida.

 

A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se e todos eles podem ser planejados e aplicados no ambiente educacional com objetivo nas tecnologias ativas. São eles que asseguram as condições para que as crianças “aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural” (BNCC).

 

Os autores Ischkanian, Lima Paiva, Barros de Sousa e Rafael da Silva (2002), delinearam diretrizes de aprendizagem com foco nas tecnologias ativas e no documento da BNCC na Educação Infantil para que nortear o planejamento educacional:

Conviver - Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens tecnológicas, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Brincar - Brincar cotidianamente de diversas formas com as perspectivas das tecnologias ativas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

Participar - Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades tecnológicas, propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

Explorar - Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, através das tecnologias ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Expressar – Expressar por meio das tecnologias ativas, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

Conhecer-se - Conhecer-se e por meio das tecnologias ativas, construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

Se percebermos, todos estes direitos são verbos de ação – AÇÃO tecnológica que está presente no cotidiano infantil, dentro e fora das escolas.

 

OS BENEFÍCIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Os benefícios das tecnologias ativas para o desenvolvimento das crianças são amplos. Afinal cada tecnologia ativa tem sua função especifica e é papel do professor, criar um ambiente interativo e atrativo de aprendizagem tecnológica.

 

Desenvolve mais vontade de aprender as perspectivas com ambiente educacional: usar a tecnologia na educação infantil estimula as crianças a quererem estar na escola para vivenciar todas as atividades e experiências. 

 

Desenvolve novas habilidades: a capacidade dos alunos pode ser desenvolvida com as ferramentas tecnológicas, auxiliando o aprendizado da língua, da fala e das expressões sociais e emocionais.

 

Projeta no cotidiano, estímulos da criatividade:  a tecnologia na educação infantil tira os alunos de uma posição passiva, estimulando a expressão da criatividade para criação de fotos, vídeos e áudios que mostram suas ideias.

 

Melhora o foco e a atenção nas atividades que permeiam o contexto da Educação Infantil: “manter as crianças interessadas na aula é um desafio para os professores. Com a tecnologia, as crianças são estimuladas a ver, ouvir e interagir durante as aulas, melhorando sua produtividade”.

 

BNCC, TECNOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA.

 

As interações e as brincadeiras fazem parte dos eixos estruturais da Educação Infantil e são eles que asseguram às crianças os direitos de aprendizagem.  Levando isso em consideração, a BNCC na Educação Infantil é estruturada em cinco campos de experiência, nos quais os autores Ischkanian, Lima Paiva, Barros de Sousa e Rafael da Silva (2002), contextualizam as tecnologias ativas para o contexto escolar.

 

Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as DCNEI em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências.

Deste modo, ao considerar esses saberes e conhecimentos, a BNCC estrutura os campos de experiência da seguinte forma:

O eu, o outro e o nós - É a partir da interação e do convívio com outras crianças, que a criança começa a construir sua identidade e a descobrir o outro. Valendo-se das tecnologias ativa, a criança pode ampliar o conhecimento de seu próprio mundo (EU). Com o trabalho realizado no ambiente escolar, ela passa a perceber seus colegas (OUTRO) e logo está interagindo no meio dos outros (NÓS).

É na Educação Infantil que a criança amplia sua autopercepção, assim como a percepção do outro. Além de valorizar sua identidade, ela aprende a respeitar os outros e a reconhecer as diferenças entre ela e seus colegas.

 

Corpo, gestos e movimentos – Por meio das tecnologias ativas, a criança explorar o espaço em que vive e os objetos a sua volta com o corpo, por meio dos sentidos, gestos e movimentos. É nesse contexto – a partir das linguagens como música, dança, teatro e brincadeiras – que elas estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos.

É na Educação Infantil que o corpo das crianças ganha centralidade. Por isso, é importante que a escola promova atividade lúdicas com interações, nas quais as crianças possam “explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.).” (LIMA PAIVA, 2022)

Traços, sons, cores e formas – Por meio das tecnologias ativas, a criança pode aprimorar a convivência com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas no espaço escolar possibilita a vivência de várias formas de expressão e linguagens. A partir dessas experiências, as crianças desenvolvem seu senso estético e crítico, além da autonomia para criar suas produções artísticas e culturais.

Dessa forma, é de extrema importância para a criança da Educação Infantil o contato com as artes visuais, música, teatro, dança e audiovisual, para que ela possa desenvolver sua sensibilidade, criatividade e sua própria maneira de se expressar.

Escuta, fala, pensamento e imaginação - Por meio das tecnologias ativas, a criança amplia o contato com experiências nas quais as crianças possam desenvolver sua escuta e fala são importantes para sua participação na cultura oral, pertencente a um grupo social. Além da oralidade, é fundamental que a criança inicie seu contato com a cultura escrita a partir do que já conhecem e de suas curiosidades. Ao escutar histórias, participar de conversas, ter contato com livros, as crianças irão desenvolver, além de sua oralidade, a compreensão da escrita como uma forma de comunicação.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações - Por meio das tecnologias ativas, a criança da Educação Infantil está inserida em um mundo de descobertas, com espaços e tempos de diferentes dimensões. Logo, é nessa idade que ela começa a despertar sua curiosidade para o mundo físico, seu corpo, animais, plantas, natureza, conhecimentos matemáticos, bem como para as relações do mundo sociocultural.

 

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas (BRASIL, 2017).

 Por isso, a BNCC entende que, na Educação Infantil, é preciso promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Dessa forma, a instituição cria oportunidades com foco nas tecnologias ativas, para a criança ampliar seu conhecimento de mundo, de modo a utilizá-los em seu cotidiano.

 

 

3.   CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

O lúdico e o uso das tecnologias ativas no desenvolvimento infantil em ambiente escolar com foco na BNCC - destaca dinâmicas interdisciplinares que possibilitaram uma experiência única de aprendizado infantil.

A ludicidade aliada as tecnologias como forma de dinamizar a sala de aula da Educação Infantil, conduzir as crianças ao processo de desenvolvimento de habilidades e competência, contribui também para torná-las agentes do seu processo ativo de aprendizagens globalizantes. A tecnologia na educação infantil ajuda a despertar a curiosidade no aluno por meio de exercícios de estratégia e imaginação, aumentando seu interesse pelas atividades. As crianças se sentem naturalmente atraídas por histórias, vídeos e jogos.

Ensinar competências e habilidades com foco no lúdico é uma maneira de trabalhar a formação integral da criança passando pelos pilares saber, saber fazer, saber ser e conviver.

Na Educação Infantil, o uso de ferramentas tecnológicas, a partir de intencionalidades educativas, permite vivências interativas que facilitam a internalização do conhecimento. Além disso, há o estímulo quanto ao desenvolvimento da autonomia, colocando a criança de maneira ativa no processo de ensino-aprendizagem.

Conclui-se que o uso de tecnologias ativas na Educação Infantil devem ser mediadas para contribuir o protagonismo infantil, aguçando o processo de construção das aprendizagens significativas.

 

 

O LÚDICO E O USO DAS TECNOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM AMBIENTE ESCOLAR COM FOCO NA BNCC.

Simone Helen Drumond Ischkanian¹

Antônio Hitallo Regis Gonçalves Lima Paiva2

Maria Deusina Barros de Sousa3

Diogo Rafael da Silva4

Sandro Garabed Ischkanian5

 

Ensinar competências implica utilizar formas de ensino consistentes para responder a situações, conflitos e problemas relacionados à vida real (ZABALA E ARNAU, 1999). O lúdico e o uso das tecnologias ativas no desenvolvimento infantil em ambiente escolar com foco na BNCC - surge como uma abordagem vivencial a ser trabalhada de forma intencional, bem planejada e organizada de forma coesa pelo professor, já que o lúdico e o uso das tecnologias ativas são fatores intercessores de aprendizagens significativas na Educação Infantil.  A revolução digital mexeu com vários segmentos do contexto educacional, do entretenimento, da comunicação, do lazer e principalmente do consumo. A escola do futuro deve fazer uso das tecnologias ativas no desenvolvimento infantil, afinal essas ferramentas têm se mostrado uma grande aliada quando se trata de educação.

É inegável que nossas crianças já estão nascendo imersas em um universo digital. Nesse sentido, Maria Deusina Barros de Sousa (2022), destaca que “o uso da tecnologia na educação infantil deve ser um aliado para despertar a curiosidade, estimular o desenvolvimento motor e ampliar a linguagem infantil”. Esse ensino não aflora no contexto infantil, quando colocando uma habilidade na frente dos conteúdos disciplinares que permeiam a BNCC da Educação Infantil.  Seu uso deve ser intencional e planejado, e o seu foco deve ser sempre a melhoria da qualidade do aprendizado. 

 

O professor Antônio Hitallo Regis Gonçalves Lima Paiva (2022), destaca a Educação Infantil “é considerada a fase mais importante do desenvolvimento e no aprendizado da criança, por isso é necessário dar total atenção as etapas escolares que permeiam a vida infantil. As crianças nessa idade têm sido conhecidos por serem a geração de nativos digitais. 

 

A tecnologia faz parte da vida das crianças desde muito cedo. Mesmo antes de saberem ler ou escrever, elas já têm domínio sobre muitas tecnologias. O segundo Diogo Rafael da Silvaas habilidades e competências com foco nas tecnologias são fatores essenciais para a escola do hoje e do futuro e não incentivar o seu uso nas escolas é negar sua presença na vida das crianças, é um grande erro”.

Na visão sócio histórica de Vygotsky (1989), as atividades lúdicas são atividades específicas da infância, nas quais a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos. Essa é uma atividade social, com contexto cultural e histórico. É uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, bem como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos de um mundo globalmente tecnológico.

 

O lúdico e o uso das tecnologias ativas no desenvolvimento infantil em ambiente escolar com foco na BNCC – evidencia que seu uso no processo de ensino e aprendizagem tem o objetivo de atuar como parceiro na educação, deixando-a mais moderna, tornando os materiais didáticos mais atraentes para os as crianças e estimula uma aprendizagem globalizante.

 

As tecnologias lúdicas devem fazer parte do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola e ser orientado de forma a estar apropriado à idade da criança e ao seu desenvolvimento. Além disso, deve-se levar em consideração seu contexto cultural e social. Para Sandro Garabed Ischkanian (2022) no planejamento educacional para Educação Infantil “as tecnologias ativas com foco no lúdico, devem ocorrer de modo positivo, seguro, responsável e inclusivo. contextos essenciais para ter um bom resultado na amplitude que permeia a aprendizagem infantil”.

 

Os educadores devem estar abertos a novas experiências, afinal as escolas têm a responsabilidade de proporcionar a capacitação necessária, pois é papel do professor ensinar a criança que a tecnologia é uma ferramenta para auxiliar seu aprendizado. Em unanimidade os autores deste artigo aconselham que o uso das ferramentas tecnológicas, sejam inseridas somente após os dois anos de idade, de forma gradual e planejada, pois antes disso o uso de qualquer tipo de “tela” pode ser prejudicial para as crianças.  

 

O conceito de competência indica que as aprendizagens devem se realizar de modo funcional e significativo, atribuindo sentido ao que se aprende, ou seja, implica sempre uma aprendizagem para agir. Portanto, ao inserir a tecnologia na Educação Infantil, é possível identificar diversas vantagens.  

 Para a aprendizagem da criança, para cada atividade lúdica experenciada, a criança traz consigo a possibilidade de explorar, participar do meio social ali estabelecido e de si mesmo, buscando resolver conflitos levantados e colocando suas experiências em práticas criativas.

Aspectos positivos do lúdico e o uso das tecnologias ativas no desenvolvimento infantil em ambiente escolar com foco na BNCC.

 

 

 

A literatura infantil digital

e

audiolivros na

Educação Infantil.

A literatura infantil digital é riquíssima, além dos quadrinhos que são um formato ótimo para ilustrar situações do cotidiano com as crianças. Dessa forma, os professores conseguem chamar a atenção dos pequenos devido ao formato digital ser atrativo, estimulando conversas e trocas sobre as histórias dentro e fora da sala de aula. Os audiolivros são outro recurso valioso de tecnologia na educação infantil, pois coloca as crianças em contato com narrativas, estimulando a audição e a atenção à fala.

 (LIMA PAIVA, 2022)

 

 

A gamificação

na

 Educação Infantil.

A gamificação é considerada uma tecnologia de grande valia para a educação infantil, os joguinhos entram fácil no cotidiano das crianças e o desafio é algo capaz de chamar sua atenção para o desenvolvimento de novas habilidades. Quando inserido no contexto de ensino, as crianças tendem a ter mais atenção e a aprender melhor os conceitos, pois a experiência do game fica na memória lúdica. Esse estímulo da A gamificação ajuda a criar independência, habilidades motoras e raciocínio lógico na Educação Infantil. (BARROS DE SOUSA, 2022)

 

 

Estimular o aprendizado sons e ritmo na educação infantil.

 

Outro uso da tecnologia na educação infantil é apresentar sons e ritmos variados para as crianças que se interessam em explorar tudo que não conhecem.

Através de áudios, os alunos podem aprender os sons da natureza e da cidade. Essas atividades ajudam a mostrar como é a vida em diferentes lugares, além de ensinarem sobre os sons das palavras e sua forma escrita.

Outra aplicação interessante é no ensino de outras culturas que são transmitidas pelos sons, criando a identidade cultural dos povos.

O ensino desses conceitos pode vir através de vídeos, recursos de realidade virtual ou realidade aumentada como tours virtuais, documentários, etc. (RAFAEL DA SILVA, 2022)

 

Ensinar

conceitos fundamentais

da

Educação Infantil.

 

Os recursos musicais e visuais ajudam as crianças da Educação Infantil a fixarem conceitos fundamentais como o alfabeto, os números, as cores, as contas matemáticas, e muitos outros conteúdos do universo infantil. Ao ver e ouvir a canção, as crianças são estimuladas a interagir com as telas utilizadas, tendo um processo de aprendizagem mais rico. O ensino de uma segunda língua na idade infantil também pode ser apoiado pela tecnologia, ajudando as crianças a assimilarem os sons, palavras e sotaques de pessoas nativas de outras línguas em vídeos, historinhas interativas, animações, etc. (ISCHKANIAN, 2022)

Tabela 1 – Estímulos positivos das tecnologias na Educação Infantil

Fonte: Autores (2002)

 

2.   DESENVOLVIMENTO

 

O lúdico e o uso das tecnologias ativas no desenvolvimento infantil em ambiente escolar com foco na BNCC - interagir e brincar com as tecnologias estão coesamente contextualizadas nas Competências Gerais da BNCC para todos os segmentos. Os eixos estruturais, interagir e brincar, são importantes para que a criança consolide sua aprendizagem. É a partir da brincadeira e da interação com as tecnologias que ela desenvolve, etapas importantes de sua vida.

 

A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se e todos eles podem ser planejados e aplicados no ambiente educacional com objetivo nas tecnologias ativas. São eles que asseguram as condições para que as crianças “aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural” (BNCC).

 

Os autores Ischkanian, Lima Paiva, Barros de Sousa e Rafael da Silva (2002), delinearam diretrizes de aprendizagem com foco nas tecnologias ativas e no documento da BNCC na Educação Infantil para que nortear o planejamento educacional:

Conviver - Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens tecnológicas, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Brincar - Brincar cotidianamente de diversas formas com as perspectivas das tecnologias ativas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

Participar - Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades tecnológicas, propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

Explorar - Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, através das tecnologias ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Expressar – Expressar por meio das tecnologias ativas, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

Conhecer-se - Conhecer-se e por meio das tecnologias ativas, construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

Se percebermos, todos estes direitos são verbos de ação – AÇÃO tecnológica que está presente no cotidiano infantil, dentro e fora das escolas.

 

OS BENEFÍCIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Os benefícios das tecnologias ativas para o desenvolvimento das crianças são amplos. Afinal cada tecnologia ativa tem sua função especifica e é papel do professor, criar um ambiente interativo e atrativo de aprendizagem tecnológica.

 

Desenvolve mais vontade de aprender as perspectivas com ambiente educacional: usar a tecnologia na educação infantil estimula as crianças a quererem estar na escola para vivenciar todas as atividades e experiências. 

 

Desenvolve novas habilidades: a capacidade dos alunos pode ser desenvolvida com as ferramentas tecnológicas, auxiliando o aprendizado da língua, da fala e das expressões sociais e emocionais.

 

Projeta no cotidiano, estímulos da criatividade:  a tecnologia na educação infantil tira os alunos de uma posição passiva, estimulando a expressão da criatividade para criação de fotos, vídeos e áudios que mostram suas ideias.

 

Melhora o foco e a atenção nas atividades que permeiam o contexto da Educação Infantil: “manter as crianças interessadas na aula é um desafio para os professores. Com a tecnologia, as crianças são estimuladas a ver, ouvir e interagir durante as aulas, melhorando sua produtividade”.

 

BNCC, TECNOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA.

 

As interações e as brincadeiras fazem parte dos eixos estruturais da Educação Infantil e são eles que asseguram às crianças os direitos de aprendizagem.  Levando isso em consideração, a BNCC na Educação Infantil é estruturada em cinco campos de experiência, nos quais os autores Ischkanian, Lima Paiva, Barros de Sousa e Rafael da Silva (2002), contextualizam as tecnologias ativas para o contexto escolar.

 

Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as DCNEI em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências.

Deste modo, ao considerar esses saberes e conhecimentos, a BNCC estrutura os campos de experiência da seguinte forma:

O eu, o outro e o nós - É a partir da interação e do convívio com outras crianças, que a criança começa a construir sua identidade e a descobrir o outro. Valendo-se das tecnologias ativa, a criança pode ampliar o conhecimento de seu próprio mundo (EU). Com o trabalho realizado no ambiente escolar, ela passa a perceber seus colegas (OUTRO) e logo está interagindo no meio dos outros (NÓS).

É na Educação Infantil que a criança amplia sua autopercepção, assim como a percepção do outro. Além de valorizar sua identidade, ela aprende a respeitar os outros e a reconhecer as diferenças entre ela e seus colegas.

 

Corpo, gestos e movimentos – Por meio das tecnologias ativas, a criança explorar o espaço em que vive e os objetos a sua volta com o corpo, por meio dos sentidos, gestos e movimentos. É nesse contexto – a partir das linguagens como música, dança, teatro e brincadeiras – que elas estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos.

É na Educação Infantil que o corpo das crianças ganha centralidade. Por isso, é importante que a escola promova atividade lúdicas com interações, nas quais as crianças possam “explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.).” (LIMA PAIVA, 2022)

Traços, sons, cores e formas – Por meio das tecnologias ativas, a criança pode aprimorar a convivência com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas no espaço escolar possibilita a vivência de várias formas de expressão e linguagens. A partir dessas experiências, as crianças desenvolvem seu senso estético e crítico, além da autonomia para criar suas produções artísticas e culturais.

Dessa forma, é de extrema importância para a criança da Educação Infantil o contato com as artes visuais, música, teatro, dança e audiovisual, para que ela possa desenvolver sua sensibilidade, criatividade e sua própria maneira de se expressar.

Escuta, fala, pensamento e imaginação - Por meio das tecnologias ativas, a criança amplia o contato com experiências nas quais as crianças possam desenvolver sua escuta e fala são importantes para sua participação na cultura oral, pertencente a um grupo social. Além da oralidade, é fundamental que a criança inicie seu contato com a cultura escrita a partir do que já conhecem e de suas curiosidades. Ao escutar histórias, participar de conversas, ter contato com livros, as crianças irão desenvolver, além de sua oralidade, a compreensão da escrita como uma forma de comunicação.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações - Por meio das tecnologias ativas, a criança da Educação Infantil está inserida em um mundo de descobertas, com espaços e tempos de diferentes dimensões. Logo, é nessa idade que ela começa a despertar sua curiosidade para o mundo físico, seu corpo, animais, plantas, natureza, conhecimentos matemáticos, bem como para as relações do mundo sociocultural.

 

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas (BRASIL, 2017).

 Por isso, a BNCC entende que, na Educação Infantil, é preciso promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Dessa forma, a instituição cria oportunidades com foco nas tecnologias ativas, para a criança ampliar seu conhecimento de mundo, de modo a utilizá-los em seu cotidiano.

 

 

3.   CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

O lúdico e o uso das tecnologias ativas no desenvolvimento infantil em ambiente escolar com foco na BNCC - destaca dinâmicas interdisciplinares que possibilitaram uma experiência única de aprendizado infantil.

A ludicidade aliada as tecnologias como forma de dinamizar a sala de aula da Educação Infantil, conduzir as crianças ao processo de desenvolvimento de habilidades e competência, contribui também para torná-las agentes do seu processo ativo de aprendizagens globalizantes. A tecnologia na educação infantil ajuda a despertar a curiosidade no aluno por meio de exercícios de estratégia e imaginação, aumentando seu interesse pelas atividades. As crianças se sentem naturalmente atraídas por histórias, vídeos e jogos.

Ensinar competências e habilidades com foco no lúdico é uma maneira de trabalhar a formação integral da criança passando pelos pilares saber, saber fazer, saber ser e conviver.

Na Educação Infantil, o uso de ferramentas tecnológicas, a partir de intencionalidades educativas, permite vivências interativas que facilitam a internalização do conhecimento. Além disso, há o estímulo quanto ao desenvolvimento da autonomia, colocando a criança de maneira ativa no processo de ensino-aprendizagem.

Conclui-se que o uso de tecnologias ativas na Educação Infantil devem ser mediadas para contribuir o protagonismo infantil, aguçando o processo de construção das aprendizagens significativas.

 


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