Para ter acesso ao material completo em PDF, confira o link a seguir e baixe:
Dinâmica para primeiro dia de aula com balas e jujubas
É
importante conhecer o grupo com o qual vai trabalhar e também é bom que
eles se conheçam entre si. Essa dinâmica faz com que cada um fale um
pouco de si sem ficar aquela coisa chata e arrastada, parecendo
entrevista de TV.
Distribua
balas coloridas ou jujubas aos alunos (podem ser 2 ou 3 para cada um) e
pedir que as deixem em cima da carteira. Então especifique as cores
(que você pode especificar de acordo com o que quiser saber a respeito
de seus alunos). Por exemplo, numa classe não muito numerosa – 15
alunos, por exemplo – e na faixa de 10 a 14 anos, faça mais ou menos o
seguinte:
- verde – escola (o aluno se apresenta e fala onde estudava, que curso faz, que matérias gosta ou não gosta, etc)
- azul – família e casa (ele se apresenta e fala de sua família, onde mora, se tem bicho de estimação, onde seu pai e sua mãe trabalham, se ele se dá bem com os irmãos ou não, etc)
- vermelho – lazer (ele fala tudo o que gosta de fazer quando não está estudando.
Chame
cada aluno e ele vai escolher uma das duas ou três cores que tem para
falar. Se escolher a vermelha, por exemplo, vai falar sobre lazer.
Depois
que cada um fala, você pode perguntar ao grupo se querem perguntar mais
alguma coisa relacionada ao que o aluno estava falando. É interessante
perguntar, se o aluno diz que tem um irmão pergunte se é mais velho ou
mais novo, se o relacionamento é bom, etc. Se diz que tem cachorro,
pergunte o nome, se sabe fazer gracinhas, se tem manias, etc.
Se
forem alunos maiores você pode mudar os critérios, acrescentar outros
como vida amorosa, vida profissional, religião, etc… Aí fica a seu
critério.
Essa
dinâmica com classes que estão começando porque ajuda a guardar os
nomes dos alunos (muito importante) e também tanto eu quanto a classe em
geral ficamos sabendo um pouco mais sobre eles.
Claro que depois que a dinâmica termina, autorize a comer as balas.
Verdade ou mentira?
Essa dinâmica mostra que nem sempre a gente conhece bem quem está do lado, nosso conhecimento é muito limitado e restringe-se ao ambiente em que estamos.
Essa dinâmica é muito útil saber do que os alunos gostam e o que fazem fora da escola para tornar a aula mais interessante e também mostrar de forma objetiva como usar em seu cotidiano o que estão aprendendo.
Entregar um pedaço de papel a cada aluno onde terão que escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como ‘tenho olhos verdes’ e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele, como ‘já fui ao Japão’, por exemplo.
Pedir a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases (e é claro que eu vou guardar esses papéis para uso postério quando for preparar as aulas), depois eles me entregam todos. Escolher um papel aleatoriamente e ler a primeira frase, perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites e instruo os alunos que quando identificaram o que escreveram disfarcem e também digam que acham que é do Fulano.
Anotar na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono e escolho outro papel. Continuar lendo as primeiras frases de cada um, depois começo a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era.
No final todos já estão ansiosos leia a frase e diga: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. E faça algumas perguntas sobre a frase à aluna. Fazer isso até terminar e depois perguntar aos alunos o que acharam da brincadeira.
Dinâmica para primeiro dia de aula – Quem é meu professor
Objetivos:
Apresentar-se para os alunos e conhece-los também, levando-os a interagir com o grupo.
Material:
Papel e caneta
Procedimento:
- Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor.
- Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres.
- Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo.
- Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem.
- Cada grupo fará suas perguntas e você deverá respondê-las.
- Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção.
- Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário.
Obs: Essa dinâmica é para quando os alunos se conhece e somente o professor é novato.
Como o professor não conhece os alunos ele pode entrevistá-los também.
Tempo de duração: 20 a 30 minutos
Faixa etária: a partir de 8 anos
Dinâmica para primeiro dia de aula – Dinâmica das balas
Essa dinâmica destina-se a coletar informações sobre seus alunos logo que as aulas se iniciam e também pode ser usada para “quebrar o gelo”em grupos que ainda não tiveram contato, pois reconhecendo gostos e hábitos semelhantes aos seus os alunos ou participantes irão sentir-se mais confortáveis.
Como preparar
Abra um documento do word e insira uma tabela com o número de colunas igual a 1 e o número de linhas correspondente ao número de participantes
da brincadeira.Em cada linha da tabela coloque uma pergunta, você poderá usar as sugeridas no final dessa postagem ou qualquer outra informação que queira obter de seus alunos no primeiro dia.Imprima e corte em tiras, depois dobre até ficar um quadradinho bem pequeno. Compre balas de vários sabores e coloque-as num saquinho ou caixa onde eles não poderão ver o conteúdo. Cole com fita crepe uma pergunta em cada bala.
da brincadeira.Em cada linha da tabela coloque uma pergunta, você poderá usar as sugeridas no final dessa postagem ou qualquer outra informação que queira obter de seus alunos no primeiro dia.Imprima e corte em tiras, depois dobre até ficar um quadradinho bem pequeno. Compre balas de vários sabores e coloque-as num saquinho ou caixa onde eles não poderão ver o conteúdo. Cole com fita crepe uma pergunta em cada bala.
Como jogar
Com os alunos em círculo, apresente o saquinho ou caixa ao primeiro aluno à sua esquerda. Ele deverá pegar uma bala e ler a pergunta em voz alta para
toda a classe e depois respondê-la. Você pode adicionar umas balas com dizeres diferentes, caso queira também sortear algumas lembrancinhas nesse primeiro dia. Veja abaixo algumas sugestões de perguntas.
Sugestões de perguntas para incluir na brincadeira
Pessoais
Descreva sua família. / Você tem animal de estimação? Fale sobre ele. / Quais são seus programas de TV favoritos? / De que tipo de música você gosta? Fale sobre o assunto. / Quem é seu melhor amigo e por que você o considera assim? / Qual seu gênero favorito de filmes?
Hábitos
O que você faz no final de semana? / Qual o seu hobby? / Você coleciona
alguma coisa? / Com que frequência usa a internet? / O que faz em seu
horário livre durante a semana? / Pratica algum esporte? Fale sobre isso.
Escola
Qual
a matéria que gosta mais? / Em que matéria tem mais dificuldade? / Qual
a menor nota que já tirou? Por que você acha que isto aconteceu? / Você
já colou na prova? Conte como foi. / Você faz sua lição de casa em dia.
Se não, por quê? / O que vai estudar quando terminar o segundo grau? /
Que tipo de profissão vai escolher?
Outras sugestões
Você pode usar sua criatividade, e se for professor de idiomas essas perguntas podem estar no idioma ensinado. Também poderá usar essa brincadeira para uma revisão oral antes de uma prova de história, geografia, ciências, etc. Fica a cargo da sua imaginação adaptar essa atividade, e depois pode dividir conosco o resultado.
Dinâmica para primeiro dia de aula – Conhecendo e Aprendendo
Promover a integração entre os alunos e professor, fortalece a comunicação e o relacionamento interpessoal dos estudantes.
Materiais:
Um objeto pequeno, podendo ser uma bola por exemplo.
Procedimento:
- Formar um círculo.
- Explicar aos alunos que será dada uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros.
- Quem estiver com a bola deve passá-la a outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si, ou um defeito, ou qualidade (sou preguiçoso, sou organizada, ou tenho um cachorro, uso lente de contato, etc.).
- Quando todos tiverem falado, explicar que na segunda rodada eles terão que passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior.
Dicas: Observar
quais alunos estão prestando atenção e conseguem lembrar das
informações que seu colega falou. Caso algum tenha dificuldade, pedir
que os outros alunos o ajude.
Reflexão:
Apontar
a importância de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito
preocupados com o que vamos dizer, que esquecemos de prestar atenção no
que nos é dito.
Tempo de duração: 15 a 20 minutos
Faixa etária: todas as idades
Dinâmica com barbante: Dinâmica para primeiro dia de aula
Ela
é ótima para o primeiro dia de aula, promove interação dos alunos, nos
dá informações preciosas sobre os alunos (que usaremos na preparação de
aulas, inserindo a matéria em sua realidade) e pode ser uma ferramenta
interessante para promover certos comportamentos.
Material
- 1 novelo grande de barbante
Execução
Coloque na lousa algumas sugestões de perguntas pessoais, tais como:
- idade
- o que faz além da escola
- o que quer fazer no futuro
- passatempo predileto
- esporte favorito
E
tudo o mais que você deseja saber ou ache importante na primeira aula.
Entregue o novelo de barbante a um aluno, diga que terá que segurar a
ponta do barbante e jogar o novelo para o aluno para quem vai fazer
perguntas.
O
aluno segura na ponta do novelo (que mantém o tempo todo em sua mão) e
joga para o segundo aluno, faz as perguntas sugeridas e então o aluno
que respondeu segura na parte do barbante e joga o novelo para o próximo
aluno, que deverá fazer o mesmo.
Ao
final, haverá uma enorme “teia”, os alunos riem muito, se divertem e
por vezes têm que ajudar para que o novelo chegue ao aluno que
responderá as perguntas.
Sugestões e objetivos
Em aulas de idiomas as perguntas podem ser no idioma ensinado e servirão como uma revisão.
Após o jogo, já com a teia montada, pergunte aos alunos:
- Seria fácil fazer essa teia sem a ajuda dos outros?
- Foi necessária a ajuda de todos para que se formasse?
- A colaboração é necessária para se construir alguma coisa?
- Saber mais sobre os outros também promove uma “ligação” entre as pessoas?
- Até que ponto nos preocupamos com o outro que está na outra ponta do barbante?
- O que podemos dizer para essa pessoa?
- Que ligações eu tenho com essa pessoa além do barbante?
- O que temos em comum?
Também pode-se perguntar (para alunos mais maduros) o que acharam da brincadeira e o que ela lhes sugere.
Dinâmica para primeiro dia de aula – Modelo 2
Essa
dinâmica é interessante porque faz com que os alunos conversem e
descubram coisas sobre os colegas, ao mesmo tempo em que promove
movimentação, seus alunos não estarão apáticos e com sono depois dela.
Material necessário:
- 1 apito
- Relógio
- Lista de atividades
Divida
os alunos em 2 ou 3 grupos, dependendo do número de alunos em classe. É
interessante que os grupos tenham entre 7 e 10 elementos cada. Nomeie
os grupos: azul, amarelo, verde. Peça a eles para fazer fila, cada grupo
faz uma fila à sua frente.
Com
sua lista em mãos, diga que têm 3 minutos para se organizarem em ordem
crescente de idade. Ao final dos 3 minutos apite. Depois do apito os
alunos não podem mais trocar de lugar. Verifique o grupo que está mais
certo, inclusive por meses (11 anos e 2 meses, 11 anos e 3 meses, etc).
Depois diga que têm 3 minutos para se organizarem por ordem alfabética
de primeiro nome. Você pode adicionar vários itens à sua lista. Quem tem
mais irmãos, do mais alto ao mais baixo, ordem alfabética inversa de
sobrenome… sua imaginação é o limite. Ganha o grupo que cumprir mais
tarefas sem errar, ou o que errar menos.
É
importante afastar as carteiras para essa brincadeira, e assim evitar
que se machuquem. Permita que baguncem à vontade enquanto se organizam.
Dependendo da idade e conhecimento de seus alunos você poderá incluir
várias tarefas (mês de nascimento, número de irmãos, mais vogais no
nome, etc.).
Dinâmica para primeiro dia de aula – Tudo sobre mim
Com o objetivo de levar os alunos a se conhecerem melhor.
Materiais:
Uma folha contendo o formulário abaixo:
- Meu nome é:
- O que eu mais gosto de fazer?
- O que menos gosto de fazer?
- Uma qualidade minha é:
- Um defeito meu é:
- Qual profissão desejo exercer:
Procedimento:
- Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num círculo, o movimento de cadeiras e ajuste do círculo iniciará o entrosamento dos participantes.
- Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.
- Os alunos e participantes terão 10 minutos para responder.
- Depois dos 10 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Dicas
- Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.
- Observar se o participante tem um bom autoconhecimento, como reage as respostas de seus colegas.
Tempo de duração: 20 a 30 minutos
Faixa etária: A partir de 10 anos
ATUALIZAÇÃO (Dinâmica da União)
- Amarre um cordão em uma caneta;
- Neste cordão você coloca diversos outros cordões com cerca de um metro (com o numero de alunos que você tem em sala).
- Cada aluno deverá segurar uma ponta deste cordão, fazendo um circulo;
- Objetivo da dinâmica é acertar a caneta dentro de uma garrafa, que ficará no meio do circulo;
Após
a conclusão da atividades, fazer uma roda de conversa com os alunos e
conversar sobre trabalho em equipe, união.. Como foi possivel colocar a
caneta na garrafa?
___________
Dinâmica do bom bom para primeiro dia de aula
Cada aluno receberá um bombom;
A criança não pode dobrar nenhum dos dois braços para comer este bombom (Braços esticados);
A criança só vai conseguir comer o bombom quando oferecer para um colega.
Obs: A criança não pode comer o próprio bombom.
Deixe as crianças pensando e quebrando a cabeça por um bom tempo até que elas descubram uma forma de usar a união.
_____
Dinâmica o que você deseja para o outro (Empatia e respeito)
Está Dinâmica para primeiro dia de aula, é maravilhosa para trabalhar empatia e respeito com os alunos.
- De um papel para cada aluno da sua sala;
- Em cada papel o aluno deverá escrever, uma tarefa ou uma prenda que o seu colega ao lado deverá fazer;
- Depois formar um circulo e cada aluno irá fazer o que escreveu em seu próprio papel.
- Assim o aluno poderá entender que o que dele deseja para o outro, não pode ser diferente do que ele deseja para si mesmo.
__________
Dinâmica da folha sulfite para primeiro dia de aula
- O professor deverá distribuir uma folha sulfite para cada aluno;
- O professor vai ditar um desenho (Ditado de desenho);
- A professora começa a descrever o bicho (Ele é pequeno ou grande, tem olho de tal cor, nariz de tal jeito …).
- Depois que você terminar de ditar, aguarde um tempinho para que as crianças terminem seus desenhos; Em seguida, forme um circulo para que elas tenham contato visual uma com as outas;
- Depois pedir que um aluno por vez mostre seu desenho;
Esta
dinâmica serve para que as crianças percebam, que mesmo com a mesma
instrução, nenhum desenho saiu igual, todos são diferentes.
Assim o professor poderá trabalhar o respeito a individualidade o respeito a diferença.
Para ter acesso ao material completo em PDF, confira o link a seguir e baixe:
Dinâmica para primeiro dia de aula com balas e jujubas
É
importante conhecer o grupo com o qual vai trabalhar e também é bom que
eles se conheçam entre si. Essa dinâmica faz com que cada um fale um
pouco de si sem ficar aquela coisa chata e arrastada, parecendo
entrevista de TV.
Distribua
balas coloridas ou jujubas aos alunos (podem ser 2 ou 3 para cada um) e
pedir que as deixem em cima da carteira. Então especifique as cores
(que você pode especificar de acordo com o que quiser saber a respeito
de seus alunos). Por exemplo, numa classe não muito numerosa – 15
alunos, por exemplo – e na faixa de 10 a 14 anos, faça mais ou menos o
seguinte:
- verde – escola (o aluno se apresenta e fala onde estudava, que curso faz, que matérias gosta ou não gosta, etc)
- azul – família e casa (ele se apresenta e fala de sua família, onde mora, se tem bicho de estimação, onde seu pai e sua mãe trabalham, se ele se dá bem com os irmãos ou não, etc)
- vermelho – lazer (ele fala tudo o que gosta de fazer quando não está estudando.
Chame
cada aluno e ele vai escolher uma das duas ou três cores que tem para
falar. Se escolher a vermelha, por exemplo, vai falar sobre lazer.
Depois
que cada um fala, você pode perguntar ao grupo se querem perguntar mais
alguma coisa relacionada ao que o aluno estava falando. É interessante
perguntar, se o aluno diz que tem um irmão pergunte se é mais velho ou
mais novo, se o relacionamento é bom, etc. Se diz que tem cachorro,
pergunte o nome, se sabe fazer gracinhas, se tem manias, etc.
Se
forem alunos maiores você pode mudar os critérios, acrescentar outros
como vida amorosa, vida profissional, religião, etc… Aí fica a seu
critério.
Essa
dinâmica com classes que estão começando porque ajuda a guardar os
nomes dos alunos (muito importante) e também tanto eu quanto a classe em
geral ficamos sabendo um pouco mais sobre eles.
Claro que depois que a dinâmica termina, autorize a comer as balas.
Verdade ou mentira?
Essa dinâmica mostra que nem sempre a gente conhece bem quem está do lado, nosso conhecimento é muito limitado e restringe-se ao ambiente em que estamos.
Essa dinâmica é muito útil saber do que os alunos gostam e o que fazem fora da escola para tornar a aula mais interessante e também mostrar de forma objetiva como usar em seu cotidiano o que estão aprendendo.
Entregar um pedaço de papel a cada aluno onde terão que escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como ‘tenho olhos verdes’ e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele, como ‘já fui ao Japão’, por exemplo.
Pedir a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases (e é claro que eu vou guardar esses papéis para uso postério quando for preparar as aulas), depois eles me entregam todos. Escolher um papel aleatoriamente e ler a primeira frase, perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites e instruo os alunos que quando identificaram o que escreveram disfarcem e também digam que acham que é do Fulano.
Anotar na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono e escolho outro papel. Continuar lendo as primeiras frases de cada um, depois começo a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era.
No final todos já estão ansiosos leia a frase e diga: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. E faça algumas perguntas sobre a frase à aluna. Fazer isso até terminar e depois perguntar aos alunos o que acharam da brincadeira.
Dinâmica para primeiro dia de aula – Quem é meu professor
Objetivos:
Apresentar-se para os alunos e conhece-los também, levando-os a interagir com o grupo.
Material:
Papel e caneta
Procedimento:
- Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor.
- Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres.
- Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo.
- Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem.
- Cada grupo fará suas perguntas e você deverá respondê-las.
- Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção.
- Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário.
Obs: Essa dinâmica é para quando os alunos se conhece e somente o professor é novato.
Como o professor não conhece os alunos ele pode entrevistá-los também.
Tempo de duração: 20 a 30 minutos
Faixa etária: a partir de 8 anos
Dinâmica para primeiro dia de aula – Dinâmica das balas
Essa dinâmica destina-se a coletar informações sobre seus alunos logo que as aulas se iniciam e também pode ser usada para “quebrar o gelo”em grupos que ainda não tiveram contato, pois reconhecendo gostos e hábitos semelhantes aos seus os alunos ou participantes irão sentir-se mais confortáveis.
Como preparar
Abra um documento do word e insira uma tabela com o número de colunas igual a 1 e o número de linhas correspondente ao número de participantes
da brincadeira.Em cada linha da tabela coloque uma pergunta, você poderá usar as sugeridas no final dessa postagem ou qualquer outra informação que queira obter de seus alunos no primeiro dia.Imprima e corte em tiras, depois dobre até ficar um quadradinho bem pequeno. Compre balas de vários sabores e coloque-as num saquinho ou caixa onde eles não poderão ver o conteúdo. Cole com fita crepe uma pergunta em cada bala.
da brincadeira.Em cada linha da tabela coloque uma pergunta, você poderá usar as sugeridas no final dessa postagem ou qualquer outra informação que queira obter de seus alunos no primeiro dia.Imprima e corte em tiras, depois dobre até ficar um quadradinho bem pequeno. Compre balas de vários sabores e coloque-as num saquinho ou caixa onde eles não poderão ver o conteúdo. Cole com fita crepe uma pergunta em cada bala.
Como jogar
Com os alunos em círculo, apresente o saquinho ou caixa ao primeiro aluno à sua esquerda. Ele deverá pegar uma bala e ler a pergunta em voz alta para
toda a classe e depois respondê-la. Você pode adicionar umas balas com dizeres diferentes, caso queira também sortear algumas lembrancinhas nesse primeiro dia. Veja abaixo algumas sugestões de perguntas.
Sugestões de perguntas para incluir na brincadeira
Pessoais
Descreva sua família. / Você tem animal de estimação? Fale sobre ele. / Quais são seus programas de TV favoritos? / De que tipo de música você gosta? Fale sobre o assunto. / Quem é seu melhor amigo e por que você o considera assim? / Qual seu gênero favorito de filmes?
Hábitos
O que você faz no final de semana? / Qual o seu hobby? / Você coleciona
alguma coisa? / Com que frequência usa a internet? / O que faz em seu
horário livre durante a semana? / Pratica algum esporte? Fale sobre isso.
Escola
Qual
a matéria que gosta mais? / Em que matéria tem mais dificuldade? / Qual
a menor nota que já tirou? Por que você acha que isto aconteceu? / Você
já colou na prova? Conte como foi. / Você faz sua lição de casa em dia.
Se não, por quê? / O que vai estudar quando terminar o segundo grau? /
Que tipo de profissão vai escolher?
Outras sugestões
Você pode usar sua criatividade, e se for professor de idiomas essas perguntas podem estar no idioma ensinado. Também poderá usar essa brincadeira para uma revisão oral antes de uma prova de história, geografia, ciências, etc. Fica a cargo da sua imaginação adaptar essa atividade, e depois pode dividir conosco o resultado.
Dinâmica para primeiro dia de aula – Conhecendo e Aprendendo
Promover a integração entre os alunos e professor, fortalece a comunicação e o relacionamento interpessoal dos estudantes.
Materiais:
Um objeto pequeno, podendo ser uma bola por exemplo.
Procedimento:
- Formar um círculo.
- Explicar aos alunos que será dada uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros.
- Quem estiver com a bola deve passá-la a outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si, ou um defeito, ou qualidade (sou preguiçoso, sou organizada, ou tenho um cachorro, uso lente de contato, etc.).
- Quando todos tiverem falado, explicar que na segunda rodada eles terão que passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior.
Dicas: Observar
quais alunos estão prestando atenção e conseguem lembrar das
informações que seu colega falou. Caso algum tenha dificuldade, pedir
que os outros alunos o ajude.
Reflexão:
Apontar
a importância de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito
preocupados com o que vamos dizer, que esquecemos de prestar atenção no
que nos é dito.
Tempo de duração: 15 a 20 minutos
Faixa etária: todas as idades
Dinâmica com barbante: Dinâmica para primeiro dia de aula
Ela
é ótima para o primeiro dia de aula, promove interação dos alunos, nos
dá informações preciosas sobre os alunos (que usaremos na preparação de
aulas, inserindo a matéria em sua realidade) e pode ser uma ferramenta
interessante para promover certos comportamentos.
Material
- 1 novelo grande de barbante
Execução
Coloque na lousa algumas sugestões de perguntas pessoais, tais como:
- idade
- o que faz além da escola
- o que quer fazer no futuro
- passatempo predileto
- esporte favorito
E
tudo o mais que você deseja saber ou ache importante na primeira aula.
Entregue o novelo de barbante a um aluno, diga que terá que segurar a
ponta do barbante e jogar o novelo para o aluno para quem vai fazer
perguntas.
O
aluno segura na ponta do novelo (que mantém o tempo todo em sua mão) e
joga para o segundo aluno, faz as perguntas sugeridas e então o aluno
que respondeu segura na parte do barbante e joga o novelo para o próximo
aluno, que deverá fazer o mesmo.
Ao
final, haverá uma enorme “teia”, os alunos riem muito, se divertem e
por vezes têm que ajudar para que o novelo chegue ao aluno que
responderá as perguntas.
Sugestões e objetivos
Em aulas de idiomas as perguntas podem ser no idioma ensinado e servirão como uma revisão.
Após o jogo, já com a teia montada, pergunte aos alunos:
- Seria fácil fazer essa teia sem a ajuda dos outros?
- Foi necessária a ajuda de todos para que se formasse?
- A colaboração é necessária para se construir alguma coisa?
- Saber mais sobre os outros também promove uma “ligação” entre as pessoas?
- Até que ponto nos preocupamos com o outro que está na outra ponta do barbante?
- O que podemos dizer para essa pessoa?
- Que ligações eu tenho com essa pessoa além do barbante?
- O que temos em comum?
Também pode-se perguntar (para alunos mais maduros) o que acharam da brincadeira e o que ela lhes sugere.
Dinâmica para primeiro dia de aula – Modelo 2
Essa
dinâmica é interessante porque faz com que os alunos conversem e
descubram coisas sobre os colegas, ao mesmo tempo em que promove
movimentação, seus alunos não estarão apáticos e com sono depois dela.
Material necessário:
- 1 apito
- Relógio
- Lista de atividades
Divida
os alunos em 2 ou 3 grupos, dependendo do número de alunos em classe. É
interessante que os grupos tenham entre 7 e 10 elementos cada. Nomeie
os grupos: azul, amarelo, verde. Peça a eles para fazer fila, cada grupo
faz uma fila à sua frente.
Com
sua lista em mãos, diga que têm 3 minutos para se organizarem em ordem
crescente de idade. Ao final dos 3 minutos apite. Depois do apito os
alunos não podem mais trocar de lugar. Verifique o grupo que está mais
certo, inclusive por meses (11 anos e 2 meses, 11 anos e 3 meses, etc).
Depois diga que têm 3 minutos para se organizarem por ordem alfabética
de primeiro nome. Você pode adicionar vários itens à sua lista. Quem tem
mais irmãos, do mais alto ao mais baixo, ordem alfabética inversa de
sobrenome… sua imaginação é o limite. Ganha o grupo que cumprir mais
tarefas sem errar, ou o que errar menos.
É
importante afastar as carteiras para essa brincadeira, e assim evitar
que se machuquem. Permita que baguncem à vontade enquanto se organizam.
Dependendo da idade e conhecimento de seus alunos você poderá incluir
várias tarefas (mês de nascimento, número de irmãos, mais vogais no
nome, etc.).
Dinâmica para primeiro dia de aula – Tudo sobre mim
Com o objetivo de levar os alunos a se conhecerem melhor.
Materiais:
Uma folha contendo o formulário abaixo:
- Meu nome é:
- O que eu mais gosto de fazer?
- O que menos gosto de fazer?
- Uma qualidade minha é:
- Um defeito meu é:
- Qual profissão desejo exercer:
Procedimento:
- Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num círculo, o movimento de cadeiras e ajuste do círculo iniciará o entrosamento dos participantes.
- Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.
- Os alunos e participantes terão 10 minutos para responder.
- Depois dos 10 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Dicas
- Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.
- Observar se o participante tem um bom autoconhecimento, como reage as respostas de seus colegas.
Tempo de duração: 20 a 30 minutos
Faixa etária: A partir de 10 anos
ATUALIZAÇÃO (Dinâmica da União)
- Amarre um cordão em uma caneta;
- Neste cordão você coloca diversos outros cordões com cerca de um metro (com o numero de alunos que você tem em sala).
- Cada aluno deverá segurar uma ponta deste cordão, fazendo um circulo;
- Objetivo da dinâmica é acertar a caneta dentro de uma garrafa, que ficará no meio do circulo;
Após
a conclusão da atividades, fazer uma roda de conversa com os alunos e
conversar sobre trabalho em equipe, união.. Como foi possivel colocar a
caneta na garrafa?
___________
Dinâmica do bom bom para primeiro dia de aula
Cada aluno receberá um bombom;
A criança não pode dobrar nenhum dos dois braços para comer este bombom (Braços esticados);
A criança só vai conseguir comer o bombom quando oferecer para um colega.
Obs: A criança não pode comer o próprio bombom.
Deixe as crianças pensando e quebrando a cabeça por um bom tempo até que elas descubram uma forma de usar a união.
_____
Dinâmica o que você deseja para o outro (Empatia e respeito)
Está Dinâmica para primeiro dia de aula, é maravilhosa para trabalhar empatia e respeito com os alunos.
- De um papel para cada aluno da sua sala;
- Em cada papel o aluno deverá escrever, uma tarefa ou uma prenda que o seu colega ao lado deverá fazer;
- Depois formar um circulo e cada aluno irá fazer o que escreveu em seu próprio papel.
- Assim o aluno poderá entender que o que dele deseja para o outro, não pode ser diferente do que ele deseja para si mesmo.
__________
Dinâmica da folha sulfite para primeiro dia de aula
- O professor deverá distribuir uma folha sulfite para cada aluno;
- O professor vai ditar um desenho (Ditado de desenho);
- A professora começa a descrever o bicho (Ele é pequeno ou grande, tem olho de tal cor, nariz de tal jeito …).
- Depois que você terminar de ditar, aguarde um tempinho para que as crianças terminem seus desenhos; Em seguida, forme um circulo para que elas tenham contato visual uma com as outas;
- Depois pedir que um aluno por vez mostre seu desenho;
Esta
dinâmica serve para que as crianças percebam, que mesmo com a mesma
instrução, nenhum desenho saiu igual, todos são diferentes.
Assim o professor poderá trabalhar o respeito a individualidade o respeito a diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário