BNCC: conheça as principais mudanças no Ensino Fundamental – Anos finais
A chegada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) às escolas públicas e privadas deve trazer
significativas tanto para as práticas em sala de aula quanto para os materiais didáticos, para a preparação dos docentes e para a gestão das instituições de ensino em todo o país. A partir de 2019 o documento já passa a valer para as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e deve estar 100% implementado nas escolas até 2020.
significativas tanto para as práticas em sala de aula quanto para os materiais didáticos, para a preparação dos docentes e para a gestão das instituições de ensino em todo o país. A partir de 2019 o documento já passa a valer para as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e deve estar 100% implementado nas escolas até 2020.
Conheça as principais mudanças no Ensino Fundamental – Anos finais com a chegada da BNCC com o objetivo de auxiliar a sua escola nesse período de transição.
Ensino Fundamental – Anos finais
O Ensino Fundamental é
caracterizado por ser a etapa mais longa da Educação Básica (9 anos).
Durante esta fase, os alunos passam por muitas mudanças relacionadas ao
seu desenvolvimento físico, emocional, social, à sua capacidade
cognitiva e à sua rotina dentro e fora da escola. O Ensino Fundamental
atende desde criançascom 6 anos de idade a adolescentescom 14 anos de idade. É um período de grandes transformações!
Para abranger as competências e habilidades a serem desenvolvidas
durante essa fase tão complexa, divide-se a etapa do Ensino Fundamental
entre os Anos iniciais (1º ao 5º Ano) e os Anos finais (6º
ao 9º Ano). A abordagem pedagógica nessas duas etapas apresenta várias
características comuns. Nos Anos finais do Ensino Fundamental, no
entanto, ela se direciona cada vez mais para a intenção de despertar a
autonomia e o protagonismo dos estudantes, preparando-os para o ingresso
no Ensino Médio.
“Decodificando” a BNCC
Competências gerais
Uma das principais mudanças no Ensino Fundamental – Anos finais – e ao
longo de toda a Educação Básica – conforme a proposta da BNCC, é a
definição de um conjunto de 10 competências gerais. As competências gerais são
a “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos),
habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores
para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício
da cidadania e do mundo do trabalho.” (BNCC)
Elas mantêm-se as mesmas da Educação Infantil ao Ensino Médio, mas se
desdobram ao longo de cada uma dessas etapas da educação em diferentes
direitos de aprendizagem, campos de experiência, unidades temáticas,
objetos de conhecimento e habilidades específicas, adequando-se às
particularidades de cada fase do desenvolvimento dos estudantes.
Áreas do conhecimento e componentes curriculares
Enquanto na Educação Infantil a abordagem pedagógica fala em campos de
experiência, direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a
partir do Ensino Fundamental a estrutura da Base Nacional Comum
Curricular é organizada em grandes áreas do conhecimento e seus respectivos componentes curriculares (anteriormente conhecidos como matérias ou disciplinas). Cada área e componente curricular possuem competências específicas, articuladas às dez competências gerais.
Você sabe quais são as áreas do conhecimento e os componentes curriculares para os Anos finais do Ensino Fundamental? Confira!
Área de Linguagens
- Língua Portuguesa
- Arte
- Educação Física
- Língua Inglesa*
*A inclusão da
Língua Inglesa como componente curricular obrigatório é uma das mais
importantes mudanças no Ensino Fundamental – Anos finais.
Área de Matemática
- Matemática
Área de Ciências da Natureza
- Ciências
Área de Ciências Humanas
- Geografia
- História
Área de Ensino Religioso
- Ensino Religioso
Unidades temáticas
Entre as mais significativas mudanças no Ensino Fundamental, está a organização de todo o conteúdo em unidades temáticas.
Para facilitar a compreensão dos conceitos colocados pela BNCC, vamos
usar como exemplo uma das unidades temáticas presentes no componente de
Geografia: “O sujeito e o seu lugar no mundo”. Esta mesma unidade temática está presente do 1º ao 9º ano do
Ensino Fundamental. A cada etapa, no entanto, ela se relaciona com
diferentes objetos de conhecimento e habilidades, como veremos a seguir.
Objetos de conhecimento
Os objetos de conhecimento podem
ser entendidos como os principais conteúdos, conceitos e processos que
serão trabalhados dentro de cada unidade temática. Vamos compreender
melhor essa relação utilizando o mesmo exemplo do tópico anterior.
Dentro da unidade temática “O sujeito e o seu lugar no mundo”, um aluno do 1º ano deve trabalhar com os objetos de conhecimento “O modo de vida das crianças em diferentes lugares” e “Situações de convívio em diferentes lugares”.
Enquanto isso, dentro da mesma unidade temática, um estudante do 9º ano
trabalhará objetos de conhecimento mais complexos, como “A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura” e as “Corporações e organismos internacionais”.
Habilidades
Por fim, as habilidades são
as aptidões que o estudante irá desenvolver no estudo de determinado
objeto de conhecimento. Retomando o nosso exemplo anterior, ao estudar “O modo de vida das crianças em diferentes lugares”, o aluno do 1º ano deverá ser capaz de “descrever
características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola
etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares”
(EF01GE01) e “identificar semelhanças e diferenças entre jogos e
brincadeiras de diferentes épocas e lugares.” (EF01GE02)
O aluno do 9º ano, por sua vez, ao estudar “a hegemonia europeia na economia, na política e na cultura”, irá desenvolver a sua habilidade de “analisar
criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias
regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções
militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares”.
(EF09GE01)
Esses
conceitos ficaram mais claros agora? Organizada dessa forma, a nova
estrutura proposta pela BNCC permite que um mesmo tema seja retomado e
aprofundado, trabalhando com a construção de conhecimentos mais
complexos e com o desenvolvimento de novas habilidades ao longo dos Anos
iniciais e finais do Ensino Fundamental.
A transição entre os Anos iniciais e finais do Ensino Fundamental
Uma
preocupação comum a todos os profissionais da educação são os momentos
de transição presentes ao longo da Educação Básica. Na transição entre
os Anos iniciais e finais do Ensino Fundamental essa preocupação vem
principalmente da mudança do professor generalista para o professor
especialista, que representa para os estudantes uma evolução
significativa no nível de exigência.
Para
que essa transição aconteça de forma mais natural possível, a
recomendação da BNCC é que escolas e redes de ensino realizem, com base
no documento, as adaptações necessárias – especialmente nos currículos
do 5º e 6º ano – evitando assim uma grande ruptura no processo de
aprendizagem.
Destaques e principais mudanças no Ensino Fundamental – Anos finais
Com
a implementação da BNCC, as principais mudanças no Ensino Fundamental –
Anos finais vêm da necessidade de desenvolver, dentro das instituições
de ensino, os conhecimentos, as habilidades, as atitudes e os valores
essenciais para o século XXI.
As mudanças próprias dessa fase da vida implicam a compreensão do adolescente como sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias, que demandam práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social.
(BNCC)
Esse
entendimento do adolescente como sujeito em desenvolvimento
(evidenciada tanto pela BNCC quanto pelas Diretrizes Curriculares
Nacionais) enfatiza a necessidade de a escola e o profissional da
educação buscarem compreender e dialogar com as formas particulares de
expressão dos estudantes nesta etapa de ensino. Isso se relaciona,
especialmente, com o envolvimento com a cultura e a comunicação nos
meios digitais – mas na verdade vai muito além disso.
Confira a seguir quais são os destaques e as principais mudanças no Ensino Fundamental – Anos finais!
Tecnologia e cultura digital
A
tecnologia permeia todo o documento da Base Nacional, aparecendo desde
as competências gerais para a Educação Básica até o desenvolvimento das
habilidades específicas a cada componente curricular. Especialmente nos
Anos finais do Ensino Fundamental, é essencial olhar para a tecnologia e
para as particularidades da cultura digital como mais uma forma de
criar conexões com os adolescentes das novas gerações.
É importante que a instituição escolar preserve seu compromisso de estimular a reflexão e a análise aprofundada e contribua para o desenvolvimento, no estudante, de uma atitude crítica em relação ao conteúdo e à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais. Contudo, também é imprescindível que a escola compreenda e incorpore mais as novas linguagens e seus modos de funcionamento, desvendando possibilidades de comunicação (…).
Nos
Ensino Fundamental – Anos finais começa a aparecer de forma mais
evidente a definição de projeto de vida dos estudantes, que será
trabalhada de modo mais aprofundado ao longo do Ensino Médio.
(…) a BNCC propõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida.
(BNCC)
BNCC: conheça as principais mudanças no Ensino Fundamental – Anos finais
A chegada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) às escolas públicas e privadas deve trazer
significativas tanto para as práticas em sala de aula quanto para os materiais didáticos, para a preparação dos docentes e para a gestão das instituições de ensino em todo o país. A partir de 2019 o documento já passa a valer para as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e deve estar 100% implementado nas escolas até 2020.
significativas tanto para as práticas em sala de aula quanto para os materiais didáticos, para a preparação dos docentes e para a gestão das instituições de ensino em todo o país. A partir de 2019 o documento já passa a valer para as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e deve estar 100% implementado nas escolas até 2020.
Conheça as principais mudanças no Ensino Fundamental – Anos finais com a chegada da BNCC com o objetivo de auxiliar a sua escola nesse período de transição.
Ensino Fundamental – Anos finais
O Ensino Fundamental é
caracterizado por ser a etapa mais longa da Educação Básica (9 anos).
Durante esta fase, os alunos passam por muitas mudanças relacionadas ao
seu desenvolvimento físico, emocional, social, à sua capacidade
cognitiva e à sua rotina dentro e fora da escola. O Ensino Fundamental
atende desde criançascom 6 anos de idade a adolescentescom 14 anos de idade. É um período de grandes transformações!
Para abranger as competências e habilidades a serem desenvolvidas
durante essa fase tão complexa, divide-se a etapa do Ensino Fundamental
entre os Anos iniciais (1º ao 5º Ano) e os Anos finais (6º
ao 9º Ano). A abordagem pedagógica nessas duas etapas apresenta várias
características comuns. Nos Anos finais do Ensino Fundamental, no
entanto, ela se direciona cada vez mais para a intenção de despertar a
autonomia e o protagonismo dos estudantes, preparando-os para o ingresso
no Ensino Médio.
“Decodificando” a BNCC
Competências gerais
Uma das principais mudanças no Ensino Fundamental – Anos finais – e ao
longo de toda a Educação Básica – conforme a proposta da BNCC, é a
definição de um conjunto de 10 competências gerais. As competências gerais são
a “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos),
habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores
para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício
da cidadania e do mundo do trabalho.” (BNCC)
Elas mantêm-se as mesmas da Educação Infantil ao Ensino Médio, mas se
desdobram ao longo de cada uma dessas etapas da educação em diferentes
direitos de aprendizagem, campos de experiência, unidades temáticas,
objetos de conhecimento e habilidades específicas, adequando-se às
particularidades de cada fase do desenvolvimento dos estudantes.
Áreas do conhecimento e componentes curriculares
Enquanto na Educação Infantil a abordagem pedagógica fala em campos de
experiência, direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a
partir do Ensino Fundamental a estrutura da Base Nacional Comum
Curricular é organizada em grandes áreas do conhecimento e seus respectivos componentes curriculares (anteriormente conhecidos como matérias ou disciplinas). Cada área e componente curricular possuem competências específicas, articuladas às dez competências gerais.
Você sabe quais são as áreas do conhecimento e os componentes curriculares para os Anos finais do Ensino Fundamental? Confira!
Área de Linguagens
- Língua Portuguesa
- Arte
- Educação Física
- Língua Inglesa*
*A inclusão da
Língua Inglesa como componente curricular obrigatório é uma das mais
importantes mudanças no Ensino Fundamental – Anos finais.
Área de Matemática
- Matemática
Área de Ciências da Natureza
- Ciências
Área de Ciências Humanas
- Geografia
- História
Área de Ensino Religioso
- Ensino Religioso
Unidades temáticas
Entre as mais significativas mudanças no Ensino Fundamental, está a organização de todo o conteúdo em unidades temáticas.
Para facilitar a compreensão dos conceitos colocados pela BNCC, vamos
usar como exemplo uma das unidades temáticas presentes no componente de
Geografia: “O sujeito e o seu lugar no mundo”. Esta mesma unidade temática está presente do 1º ao 9º ano do
Ensino Fundamental. A cada etapa, no entanto, ela se relaciona com
diferentes objetos de conhecimento e habilidades, como veremos a seguir.
Objetos de conhecimento
Os objetos de conhecimento podem
ser entendidos como os principais conteúdos, conceitos e processos que
serão trabalhados dentro de cada unidade temática. Vamos compreender
melhor essa relação utilizando o mesmo exemplo do tópico anterior.
Dentro da unidade temática “O sujeito e o seu lugar no mundo”, um aluno do 1º ano deve trabalhar com os objetos de conhecimento “O modo de vida das crianças em diferentes lugares” e “Situações de convívio em diferentes lugares”.
Enquanto isso, dentro da mesma unidade temática, um estudante do 9º ano
trabalhará objetos de conhecimento mais complexos, como “A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura” e as “Corporações e organismos internacionais”.
Habilidades
Por fim, as habilidades são
as aptidões que o estudante irá desenvolver no estudo de determinado
objeto de conhecimento. Retomando o nosso exemplo anterior, ao estudar “O modo de vida das crianças em diferentes lugares”, o aluno do 1º ano deverá ser capaz de “descrever
características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola
etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares”
(EF01GE01) e “identificar semelhanças e diferenças entre jogos e
brincadeiras de diferentes épocas e lugares.” (EF01GE02)
O aluno do 9º ano, por sua vez, ao estudar “a hegemonia europeia na economia, na política e na cultura”, irá desenvolver a sua habilidade de “analisar
criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias
regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções
militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares”.
(EF09GE01)
Esses
conceitos ficaram mais claros agora? Organizada dessa forma, a nova
estrutura proposta pela BNCC permite que um mesmo tema seja retomado e
aprofundado, trabalhando com a construção de conhecimentos mais
complexos e com o desenvolvimento de novas habilidades ao longo dos Anos
iniciais e finais do Ensino Fundamental.
A transição entre os Anos iniciais e finais do Ensino Fundamental
Uma
preocupação comum a todos os profissionais da educação são os momentos
de transição presentes ao longo da Educação Básica. Na transição entre
os Anos iniciais e finais do Ensino Fundamental essa preocupação vem
principalmente da mudança do professor generalista para o professor
especialista, que representa para os estudantes uma evolução
significativa no nível de exigência.
Para
que essa transição aconteça de forma mais natural possível, a
recomendação da BNCC é que escolas e redes de ensino realizem, com base
no documento, as adaptações necessárias – especialmente nos currículos
do 5º e 6º ano – evitando assim uma grande ruptura no processo de
aprendizagem.
Destaques e principais mudanças no Ensino Fundamental – Anos finais
Com
a implementação da BNCC, as principais mudanças no Ensino Fundamental –
Anos finais vêm da necessidade de desenvolver, dentro das instituições
de ensino, os conhecimentos, as habilidades, as atitudes e os valores
essenciais para o século XXI.
As mudanças próprias dessa fase da vida implicam a compreensão do adolescente como sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias, que demandam práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social.
(BNCC)
Esse
entendimento do adolescente como sujeito em desenvolvimento
(evidenciada tanto pela BNCC quanto pelas Diretrizes Curriculares
Nacionais) enfatiza a necessidade de a escola e o profissional da
educação buscarem compreender e dialogar com as formas particulares de
expressão dos estudantes nesta etapa de ensino. Isso se relaciona,
especialmente, com o envolvimento com a cultura e a comunicação nos
meios digitais – mas na verdade vai muito além disso.
Confira a seguir quais são os destaques e as principais mudanças no Ensino Fundamental – Anos finais!
Tecnologia e cultura digital
A
tecnologia permeia todo o documento da Base Nacional, aparecendo desde
as competências gerais para a Educação Básica até o desenvolvimento das
habilidades específicas a cada componente curricular. Especialmente nos
Anos finais do Ensino Fundamental, é essencial olhar para a tecnologia e
para as particularidades da cultura digital como mais uma forma de
criar conexões com os adolescentes das novas gerações.
É importante que a instituição escolar preserve seu compromisso de estimular a reflexão e a análise aprofundada e contribua para o desenvolvimento, no estudante, de uma atitude crítica em relação ao conteúdo e à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais. Contudo, também é imprescindível que a escola compreenda e incorpore mais as novas linguagens e seus modos de funcionamento, desvendando possibilidades de comunicação (…).
Nos
Ensino Fundamental – Anos finais começa a aparecer de forma mais
evidente a definição de projeto de vida dos estudantes, que será
trabalhada de modo mais aprofundado ao longo do Ensino Médio.
(…) a BNCC propõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida.
(BNCC)
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