Ansiedade na infância: como identificar e o que fazer?


ANSIEDADE NA INFÂNCIA: COMO IDENTIFICAR E O QUE FAZER?

Estar ansioso significa sentir-se preocupado, nervoso ou temeroso. Quando você se sente ameaçado ou em perigo real, a ansiedade age como um sistema de alarme para mantê-lo longe do dano. Todos nós experimentamos ansiedade às vezes e ela pode inclusive ser útil em determinados momentos. Por exemplo, ficar ansioso antes de fazer um teste ou entrevista ou de falar em público pode servir como estímulo para nos preparamos melhor para essas ocasiões.

Com as crianças não é diferente: elas têm medo e ansiedade com frequência. Contudo, a maioria dos medos e ansiedades infantis são normais e muitas vezes decorrentes do processo de aprendizagem em cada fase. É comum que desapareçam naturalmente.

A ansiedade passa a ser um problema quando se torna disfuncional e impede a criança de realizar tarefas simples, como dormir, brincar com outra criança ou ir à escola. Nesses casos, pode-se falar em transtornos de ansiedade, os problemas de saúde mental mais comuns entre crianças e jovens. 20% das crianças apresentam ou apresentarão algum traço ansioso.

COMO SABER SE MEU FILHO É ANSIOSO?

 É importante ficar atento aos sinais e levar em conta a idade e a fase pela qual a criança está passando. Crianças tímidas, que sentem muito medo, fazem muita birra, regridem a fases anteriores, começam a fazer xixi na roupa, por exemplo, ou possuem a mania de roer as unhas possivelmente são crianças ansiosas. Embora seja natural crianças apresentarem essas atitudes em determinadas circunstâncias, se você notar que, em quase todas as situações, seu filho reage de um modo “diferente” do esperado para a idade dele. Mas atenção: não rotule seu filho, aluno ou qualquer criança sob seus cuidados de portador de algum transtorno. O diagnóstico só pode ser emitido depois de verificada a recorrência de episódios de ansiedade dentro de um determinado período. Além disso, caso a recorrência seja observada e identifica-se que a criança possui um traço ansioso, convém procurar um profissional, pois talvez seja necessário intervir com tratamentos adequados. É importante ressaltar que, a questão do tratamento caso venha a ser preciso, é somente por uma fase e isso não quer dizer que a questão da ansiedade será um problema durante a vida toda.

TIPOS DE TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Existem cinco tipos de transtorno de ansiedade. Informar-se sobre cada um deles pode auxiliar os pais a detectá-los.

Transtorno de Ansiedade de Separação: As crianças podem ficar assustadas quando têm de se separar dos pais, geralmente quando começam a frequentar a escola. É normal que crianças pequenas tenham medo de ficar com um desconhecido, mas elas conseguem adaptar-se facilmente. A criança com ansiedade de separação, contudo, tem dificuldade para se adaptar. Para ela, algo aparentemente simples como passar do quarto dos pais para um quarto separado pode ser um desafio.


Crianças com transtorno de ansiedade de separação podem:

Recusar-se a ir à escola
Chamar muitas vezes os pais para irem para casa, muitas passam a urinar ou evacuar nas roupas
Chorar e se apegar a um professor
Fazer birras constantemente
Negar-se a ir para a cama à noite
Não comer
Imaginar que algo ruim poderá acontecer com os pais
Queixar-se de sintomas físicos antes, durante e após a separação

Transtorno de Ansiedade Social (ou Fobia Social): Uma criança com transtorno de ansiedade social experimenta muita preocupação e temor ao interagir com outras pessoas e fica ansiosa quando é (ou pensa que é) o centro das atenções. Essa criança tem um forte medo de se sentir constrangida e de que outras pessoas pensem mal dela. Aflige-se com coisas simples, como vestir a “roupa errada” ou falar algo inapropriado.


Crianças com transtorno de ansiedade social podem evitar diversas circunstâncias, dentre elas:

Conversar com colegas ou adultos
Ir a eventos sociais como festas de aniversário
Falar ao telefone
Fazer apresentações em público
Frequentar a escola
Comer em público
Fobias específicas: Crianças com fobias específicas têm medo excessivo de certas situações ou objetos. Seu medo é mais forte do que o perigo real representado por eles. Elas se esforçam para evitar o contato com o que temem.

Situações específicas:

Pontes, transportes (andar de carro, voar em aviões), espaços fechados (elevadores, túneis)
Ambientes: lugares escuros, tempestades, alturas, água

Animais: cães, aranhas, cobras, insetos (besouros, abelhas)
Fobias ligadas à saúde: injeções, agulhas, hospitais, consultórios odontológicos, vômito, asfixia
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): Crianças com TAG apresentam preocupações frequentes e difíceis de controlar com relação a diferentes aspectos da vida. Elas estão a todo o tempo imaginando possíveis perigos (“E se não der certo? E se eu não for capaz? E se acontecer isto?) E precisam de reafirmação constante (Você tem certeza de que minha lição de casa está certa?) São comumente descritas como inseguras e perfeccionistas.


Elas tendem a se preocupar com muitas coisas, tais como:

Desempenho escolar
Fazer as coisas com perfeição
Opinião das pessoas a respeito delas
Situações do dia-a-dia (o que vestir, para onde ir)


Transtorno do pânico: Crianças com transtorno do pânico têm ataques de pânico inesperados que incluem muitos sintomas físicos, tais como:

Tontura
Coração disparado
Tremores
Náusea ou dor de estômago
Sudorese
Falta de ar
Elas podem estar com medo de que algo ruim ocorra em decorrência do ataque de pânico. Temem, por exemplo, desmaiar, ficar loucas ou até mesmo morrer. Um traço distintivo do transtorno do pânico é o pavor de que ocorram novos ataques de pânico inesperados.

Crianças com transtorno de pânico podem sentir medo extremo em determinados lugares ou em situações que associam aos ataques de pânico, como lugares lotados ou espaços fechados, como elevadores. Esse medo pode levá-los a evitar tais lugares ou situações e é chamado de agorafobia.

O que fazer?
Primeiramente, você, Pai ou Mãe, precisa observar se o seu comportamento está gerando a ansiedade em seu filho. Manter a calma quando seu filho está aflito por conta de uma situação ou evento é muito importante. Pais ansiosos, filhos ansiosos.

Preste atenção aos sentimentos de seu filho. As crianças – mesmo os bebezinhos – tendem a ficar ansiosas, entediadas. Ajude seu filho a dar nome aos sentimentos: não os menospreze. Por exemplo, muitas crianças têm medo de ir ao dentista. Esse medo gera ansiedade. Ao invés de repreender, diga: “Eu sei que você está com medo, e isso é bom. Eu estou aqui e vou ajudá-lo a passar por isso.”


Uma sugestão: há diversos livros e jogos educativos que auxiliam as crianças a nomear os sentimentos. Compre ou crie algo que possa auxiliar seu filho nisso.

Reconheça e elogie pequenas realizações. Esse gesto vale mais que muitos presentes, acredite. As crianças, ao realizar uma tarefa, fazem-no porque os pais querem e esperam delas algum resultado. Ou seja, elas vivem para fazer os pais felizes. Quando conseguem e são reconhecidas, sentem-se ainda mais amadas e seguras.

Mantenha uma rotina em casa, mas seja flexível. A rotina é fundamental na vida de qualquer pessoa, especialmente na infância. Ter hora para tomar banho, para dormir, para comer e para brincar gera um sentimento de previsibilidade nas crianças. Mas há dias em que as coisas não acontecem da forma como planejamos – a criança adoeceu ou não dormiu bem à noite, apareceu uma visita repentina em casa, etc. Quando isso ocorre, tendemos à frustração e à ansiedade. Ao ficarmos assim, deixamos o “ambiente pesado” e as crianças têm a sensibilidade suficientemente aguçada para percebê-lo. Se você ficar ansioso ou irritado, seu filho perceberá, além de notar a forma como você lida com os próprios sentimentos e é bem provável que ele o imite.

Observe o temperamento de seu filho e a forma como ele reage em cada situação. Esse é um fator importante, pois ajudará você a compreender e auxiliar a criança de maneira assertiva. Os temperamentos são quatro: fleumático, sanguíneo, colérico e melancólico.

Por fim, ajude seu filho a enfrentar as situações que geram ansiedade. Afinal, tais circunstâncias o acompanharão por toda a vida. Muitas vezes, numa tentativa de proteger os pequenos, os pais se esforçam por evitar as situações e lugares que geram ansiedade nos filhos. Na verdade, deveriam ajudá-los a enfrentar os medos e, assim, reduzir a ansiedade.

COMO A MÚSICA AJUDA NO COMBATE DA ANSIEDADE

Evidências e pesquisas sugerem que os transtornos de ansiedade envolvem disfunção nas partes do sistema límbico e do hipocampo que regulam as emoções e a resposta ao medo. Estudos de hereditariedade indicam que fatores genéticos e ambientais desempenham um papel. Nenhum gene específico foi identificado; muitas variantes genéticas provavelmente estão envolvidas.

Pais ansiosos tendem a ter filhos ansiosos e têm o indesejável potencial de tornarem os problemas das crianças piores do que realmente poderiam ser. Mesmo uma criança normal tem dificuldades para permanecer calma e tranquila na presença de pais ansiosos, o que se torna um desafio para a criança que já é geneticamente predisposta à ansiedade. Em mais de 30% dos casos, é útil tratar a ansiedade dos pais em conjunto com a ansiedade da criança
Em níveis exagerados, a ansiedade na criança pode causar problemas mais graves de saúde e prejudicar na sua vida social, educacional e familiar. Os diferentes quadros de ansiedade devem ser acompanhados por um especialista, que indicará as melhores formas de tratamento, o que pode incluir o simples hábito de ouvir música ( Gênero musical correto), uma prática que pode ajudar e auxiliar no tratamento de picos de ansiedade no dia a dia.

OUVIR MÚSICA REDUZ ESTRESSE E TENSÃO MUSCULAR

Estudos e pesquisas mostram que a música pode contribuir, em várias condições, para promover a saúde mental e aliviar algumas patologias mentais, como em transtornos de ansiedade, em crianças e adolescentes com dificuldade de desenvolvimento e aprendizagem, problemas de abuso de substâncias e mal de Alzheimer”, para os casos de transtornos de ansiedade, a música pode ajudar a reduzir o estresse e a promover uma sensação de bem-estar, graças à liberação da endorfina, um neurotransmissor capaz de melhorar o humor e de auxiliar no controle da dor. As técnicas utilizadas pela musicoterapia também colaboram para relaxar o corpo, prevenindo a tensão muscular, um dos sintomas causados pela ansiedade.

A música também pode se tornar um aliado na luta contra a insônia, outro sintoma dos transtornos de ansiedade. “O som pode contribuir para o relaxamento e induzir emoções positivas, facilitando a chegada do sono, mas depende do estilo da música. A recomendação é ouvir música calma e suave, gêneros como (Músicas clássicas e instrumentais) que ajudam a relaxar e embalar o sono.

No entanto, é um recurso natural para o tratamento da ansiedade e deve ser utilizada junto ao tratamento. “Nos casos de ansiedade moderada e grave, o tratamento medicamentoso deve estar sempre associado. A música é um adjuvante, fazendo parte da terapia não medicamentosa”. O uso de remédios, a psicoterapia e técnicas de meditação devem ser considerados pelo médico e pelo paciente.



Prof Marcos L Souza (Psicopedagogo e Educador musical)
Araceli Alcântara (Psicóloga)


ANSIEDADE NA INFÂNCIA: COMO IDENTIFICAR E O QUE FAZER?

Estar ansioso significa sentir-se preocupado, nervoso ou temeroso. Quando você se sente ameaçado ou em perigo real, a ansiedade age como um sistema de alarme para mantê-lo longe do dano. Todos nós experimentamos ansiedade às vezes e ela pode inclusive ser útil em determinados momentos. Por exemplo, ficar ansioso antes de fazer um teste ou entrevista ou de falar em público pode servir como estímulo para nos preparamos melhor para essas ocasiões.

Com as crianças não é diferente: elas têm medo e ansiedade com frequência. Contudo, a maioria dos medos e ansiedades infantis são normais e muitas vezes decorrentes do processo de aprendizagem em cada fase. É comum que desapareçam naturalmente.

A ansiedade passa a ser um problema quando se torna disfuncional e impede a criança de realizar tarefas simples, como dormir, brincar com outra criança ou ir à escola. Nesses casos, pode-se falar em transtornos de ansiedade, os problemas de saúde mental mais comuns entre crianças e jovens. 20% das crianças apresentam ou apresentarão algum traço ansioso.

COMO SABER SE MEU FILHO É ANSIOSO?

 É importante ficar atento aos sinais e levar em conta a idade e a fase pela qual a criança está passando. Crianças tímidas, que sentem muito medo, fazem muita birra, regridem a fases anteriores, começam a fazer xixi na roupa, por exemplo, ou possuem a mania de roer as unhas possivelmente são crianças ansiosas. Embora seja natural crianças apresentarem essas atitudes em determinadas circunstâncias, se você notar que, em quase todas as situações, seu filho reage de um modo “diferente” do esperado para a idade dele. Mas atenção: não rotule seu filho, aluno ou qualquer criança sob seus cuidados de portador de algum transtorno. O diagnóstico só pode ser emitido depois de verificada a recorrência de episódios de ansiedade dentro de um determinado período. Além disso, caso a recorrência seja observada e identifica-se que a criança possui um traço ansioso, convém procurar um profissional, pois talvez seja necessário intervir com tratamentos adequados. É importante ressaltar que, a questão do tratamento caso venha a ser preciso, é somente por uma fase e isso não quer dizer que a questão da ansiedade será um problema durante a vida toda.

TIPOS DE TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Existem cinco tipos de transtorno de ansiedade. Informar-se sobre cada um deles pode auxiliar os pais a detectá-los.

Transtorno de Ansiedade de Separação: As crianças podem ficar assustadas quando têm de se separar dos pais, geralmente quando começam a frequentar a escola. É normal que crianças pequenas tenham medo de ficar com um desconhecido, mas elas conseguem adaptar-se facilmente. A criança com ansiedade de separação, contudo, tem dificuldade para se adaptar. Para ela, algo aparentemente simples como passar do quarto dos pais para um quarto separado pode ser um desafio.


Crianças com transtorno de ansiedade de separação podem:

Recusar-se a ir à escola
Chamar muitas vezes os pais para irem para casa, muitas passam a urinar ou evacuar nas roupas
Chorar e se apegar a um professor
Fazer birras constantemente
Negar-se a ir para a cama à noite
Não comer
Imaginar que algo ruim poderá acontecer com os pais
Queixar-se de sintomas físicos antes, durante e após a separação

Transtorno de Ansiedade Social (ou Fobia Social): Uma criança com transtorno de ansiedade social experimenta muita preocupação e temor ao interagir com outras pessoas e fica ansiosa quando é (ou pensa que é) o centro das atenções. Essa criança tem um forte medo de se sentir constrangida e de que outras pessoas pensem mal dela. Aflige-se com coisas simples, como vestir a “roupa errada” ou falar algo inapropriado.


Crianças com transtorno de ansiedade social podem evitar diversas circunstâncias, dentre elas:

Conversar com colegas ou adultos
Ir a eventos sociais como festas de aniversário
Falar ao telefone
Fazer apresentações em público
Frequentar a escola
Comer em público
Fobias específicas: Crianças com fobias específicas têm medo excessivo de certas situações ou objetos. Seu medo é mais forte do que o perigo real representado por eles. Elas se esforçam para evitar o contato com o que temem.

Situações específicas:

Pontes, transportes (andar de carro, voar em aviões), espaços fechados (elevadores, túneis)
Ambientes: lugares escuros, tempestades, alturas, água

Animais: cães, aranhas, cobras, insetos (besouros, abelhas)
Fobias ligadas à saúde: injeções, agulhas, hospitais, consultórios odontológicos, vômito, asfixia
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): Crianças com TAG apresentam preocupações frequentes e difíceis de controlar com relação a diferentes aspectos da vida. Elas estão a todo o tempo imaginando possíveis perigos (“E se não der certo? E se eu não for capaz? E se acontecer isto?) E precisam de reafirmação constante (Você tem certeza de que minha lição de casa está certa?) São comumente descritas como inseguras e perfeccionistas.


Elas tendem a se preocupar com muitas coisas, tais como:

Desempenho escolar
Fazer as coisas com perfeição
Opinião das pessoas a respeito delas
Situações do dia-a-dia (o que vestir, para onde ir)


Transtorno do pânico: Crianças com transtorno do pânico têm ataques de pânico inesperados que incluem muitos sintomas físicos, tais como:

Tontura
Coração disparado
Tremores
Náusea ou dor de estômago
Sudorese
Falta de ar
Elas podem estar com medo de que algo ruim ocorra em decorrência do ataque de pânico. Temem, por exemplo, desmaiar, ficar loucas ou até mesmo morrer. Um traço distintivo do transtorno do pânico é o pavor de que ocorram novos ataques de pânico inesperados.

Crianças com transtorno de pânico podem sentir medo extremo em determinados lugares ou em situações que associam aos ataques de pânico, como lugares lotados ou espaços fechados, como elevadores. Esse medo pode levá-los a evitar tais lugares ou situações e é chamado de agorafobia.

O que fazer?
Primeiramente, você, Pai ou Mãe, precisa observar se o seu comportamento está gerando a ansiedade em seu filho. Manter a calma quando seu filho está aflito por conta de uma situação ou evento é muito importante. Pais ansiosos, filhos ansiosos.

Preste atenção aos sentimentos de seu filho. As crianças – mesmo os bebezinhos – tendem a ficar ansiosas, entediadas. Ajude seu filho a dar nome aos sentimentos: não os menospreze. Por exemplo, muitas crianças têm medo de ir ao dentista. Esse medo gera ansiedade. Ao invés de repreender, diga: “Eu sei que você está com medo, e isso é bom. Eu estou aqui e vou ajudá-lo a passar por isso.”


Uma sugestão: há diversos livros e jogos educativos que auxiliam as crianças a nomear os sentimentos. Compre ou crie algo que possa auxiliar seu filho nisso.

Reconheça e elogie pequenas realizações. Esse gesto vale mais que muitos presentes, acredite. As crianças, ao realizar uma tarefa, fazem-no porque os pais querem e esperam delas algum resultado. Ou seja, elas vivem para fazer os pais felizes. Quando conseguem e são reconhecidas, sentem-se ainda mais amadas e seguras.

Mantenha uma rotina em casa, mas seja flexível. A rotina é fundamental na vida de qualquer pessoa, especialmente na infância. Ter hora para tomar banho, para dormir, para comer e para brincar gera um sentimento de previsibilidade nas crianças. Mas há dias em que as coisas não acontecem da forma como planejamos – a criança adoeceu ou não dormiu bem à noite, apareceu uma visita repentina em casa, etc. Quando isso ocorre, tendemos à frustração e à ansiedade. Ao ficarmos assim, deixamos o “ambiente pesado” e as crianças têm a sensibilidade suficientemente aguçada para percebê-lo. Se você ficar ansioso ou irritado, seu filho perceberá, além de notar a forma como você lida com os próprios sentimentos e é bem provável que ele o imite.

Observe o temperamento de seu filho e a forma como ele reage em cada situação. Esse é um fator importante, pois ajudará você a compreender e auxiliar a criança de maneira assertiva. Os temperamentos são quatro: fleumático, sanguíneo, colérico e melancólico.

Por fim, ajude seu filho a enfrentar as situações que geram ansiedade. Afinal, tais circunstâncias o acompanharão por toda a vida. Muitas vezes, numa tentativa de proteger os pequenos, os pais se esforçam por evitar as situações e lugares que geram ansiedade nos filhos. Na verdade, deveriam ajudá-los a enfrentar os medos e, assim, reduzir a ansiedade.

COMO A MÚSICA AJUDA NO COMBATE DA ANSIEDADE

Evidências e pesquisas sugerem que os transtornos de ansiedade envolvem disfunção nas partes do sistema límbico e do hipocampo que regulam as emoções e a resposta ao medo. Estudos de hereditariedade indicam que fatores genéticos e ambientais desempenham um papel. Nenhum gene específico foi identificado; muitas variantes genéticas provavelmente estão envolvidas.

Pais ansiosos tendem a ter filhos ansiosos e têm o indesejável potencial de tornarem os problemas das crianças piores do que realmente poderiam ser. Mesmo uma criança normal tem dificuldades para permanecer calma e tranquila na presença de pais ansiosos, o que se torna um desafio para a criança que já é geneticamente predisposta à ansiedade. Em mais de 30% dos casos, é útil tratar a ansiedade dos pais em conjunto com a ansiedade da criança
Em níveis exagerados, a ansiedade na criança pode causar problemas mais graves de saúde e prejudicar na sua vida social, educacional e familiar. Os diferentes quadros de ansiedade devem ser acompanhados por um especialista, que indicará as melhores formas de tratamento, o que pode incluir o simples hábito de ouvir música ( Gênero musical correto), uma prática que pode ajudar e auxiliar no tratamento de picos de ansiedade no dia a dia.

OUVIR MÚSICA REDUZ ESTRESSE E TENSÃO MUSCULAR

Estudos e pesquisas mostram que a música pode contribuir, em várias condições, para promover a saúde mental e aliviar algumas patologias mentais, como em transtornos de ansiedade, em crianças e adolescentes com dificuldade de desenvolvimento e aprendizagem, problemas de abuso de substâncias e mal de Alzheimer”, para os casos de transtornos de ansiedade, a música pode ajudar a reduzir o estresse e a promover uma sensação de bem-estar, graças à liberação da endorfina, um neurotransmissor capaz de melhorar o humor e de auxiliar no controle da dor. As técnicas utilizadas pela musicoterapia também colaboram para relaxar o corpo, prevenindo a tensão muscular, um dos sintomas causados pela ansiedade.

A música também pode se tornar um aliado na luta contra a insônia, outro sintoma dos transtornos de ansiedade. “O som pode contribuir para o relaxamento e induzir emoções positivas, facilitando a chegada do sono, mas depende do estilo da música. A recomendação é ouvir música calma e suave, gêneros como (Músicas clássicas e instrumentais) que ajudam a relaxar e embalar o sono.

No entanto, é um recurso natural para o tratamento da ansiedade e deve ser utilizada junto ao tratamento. “Nos casos de ansiedade moderada e grave, o tratamento medicamentoso deve estar sempre associado. A música é um adjuvante, fazendo parte da terapia não medicamentosa”. O uso de remédios, a psicoterapia e técnicas de meditação devem ser considerados pelo médico e pelo paciente.



Prof Marcos L Souza (Psicopedagogo e Educador musical)
Araceli Alcântara (Psicóloga)

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