Língua Portuguesa para o 3º , 4º e 5º ano de acordo com a BNCC


No 3º ano do ensino fundamental o aluno começa a ter opinião própria e a expressar-se melhor, muito influenciada pelo último período de alfabetização, que já deve permitir a preocupação com a ortografia. 
A partir o 4º ano, o estudante já é capaz de estabelecer relações entre os conteúdos aprendidos em sala de aula, e, por isso, o ensino deve ser multi e interdisciplinar. A escrita já está bem elaborada e continua sendo explorada.
No 5º ano o aluno finaliza o ano sendo capaz de ler, produzir textos orais e escritos.

Como estes três anos de escolaridade são muitos parecidos, os conteúdos são praticamente os mesmos, adaptando as atividades conforme o nível da turma.

O que trabalhar em Língua Portuguesa nestes três anos de acordo com a BNCC?

- Eixo leitura/escuta:
Leitura e interpretação de textos 
Identificação de diversos tipos de textos e suas funções
Ler  textos literários de diferentes gêneros

- Eixo escrita
Planejamento e produção de textos 

- Eixo análise linguística/semiótica
Ortografia
Identificação de formas de composição de textos

- Eixo oralidade
Expressão oral em diversas situações

- Eixo produção de textos
Planejamento, produção, reescrita, revisão de textos diversos


No 3º ano do ensino fundamental o aluno começa a ter opinião própria e a expressar-se melhor, muito influenciada pelo último período de alfabetização, que já deve permitir a preocupação com a ortografia. 
A partir o 4º ano, o estudante já é capaz de estabelecer relações entre os conteúdos aprendidos em sala de aula, e, por isso, o ensino deve ser multi e interdisciplinar. A escrita já está bem elaborada e continua sendo explorada.
No 5º ano o aluno finaliza o ano sendo capaz de ler, produzir textos orais e escritos.

Como estes três anos de escolaridade são muitos parecidos, os conteúdos são praticamente os mesmos, adaptando as atividades conforme o nível da turma.

O que trabalhar em Língua Portuguesa nestes três anos de acordo com a BNCC?

- Eixo leitura/escuta:
Leitura e interpretação de textos 
Identificação de diversos tipos de textos e suas funções
Ler  textos literários de diferentes gêneros

- Eixo escrita
Planejamento e produção de textos 

- Eixo análise linguística/semiótica
Ortografia
Identificação de formas de composição de textos

- Eixo oralidade
Expressão oral em diversas situações

- Eixo produção de textos
Planejamento, produção, reescrita, revisão de textos diversos

Nenhum comentário:

Postar um comentário